6.4.18

NOTA EM APOIO A LULA

EUSÉBIO PINTO NETO -

A Federação Nacional dos Frentistas – FENEPOSPETRO repudia a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em negar o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, isso representa um retrocesso para a democracia, em tempo recorde Lula foi vítima de violência jurídica sem amparo na Constituição. O principal objetivo é derrotar Lula no tapetão, ele lidera todas as pesquisas eleitorais para a próxima eleição presidencial.

O juiz federal Sérgio Moro também merece nosso total repúdio, não esperou o recurso da defesa e determinou a prisão de Lula, na tarde de ontem (5), menos de 24h depois do Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado o habeas corpus preventivo, a prisão do ex-presidente é pelo caso do triplex em Guarujá (SP), de propriedade da construtora OAS e que foi penhorado.

Os advogados de Lula planejavam protocolar um último recurso no tribunal, o chamado “embargo dos embargos”, e teria até o dia 10 para isso. Mas o TRF-4  e o juiz Moro não aguardaram o trânsito em julgado e solicitou a prisão do petista, poucas horas depois do Supremo Tribunal Federal (STF) ter lhe negado habeas corpus preventivo. Em seu despacho, Sérgio Moro dá até às 17h de hoje, sexta-feira (6), para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba.

Lula é a maior liderança política e sindical da história do Brasil, dispensa apresentação, sua prisão é encomendada e visa influir, de forma espúria, no processo eleitoral. O ex-presidente é punido por suposto crime, não comprovado, e condenado por, ao longo de sua vida, ter se alinhado à classe trabalhadora, aos movimentos populares e às forças democráticas.

Retirar do povo brasileiro o direito de escolher seu candidato a presidente é uma condição imposta pela agenda neoliberal do desgoverno Temer, que segue com seu programa de retirada de direitos dos trabalhadores, destruição do Estado social, entrega dos nossos recursos naturais e submissão ao imperialismo estadunidense. As forças reacionárias do arbítrio chegaram ao ápice, a chamada “grande” mídia, em especial a Rede Globo, atua como instrumento de luta ideológica para manipular a sociedade e constranger aqueles que não se alinham aos seus interesses políticos.

Diante da triste e lamentável decisão do STF resta a afirmação de que eleições sem Lula é fraude, é manutenção do golpe, que sua prisão é política. Os Frentistas do Brasil expressam aqui efetiva solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT). Fica nosso repúdio ao juiz Sérgio Moro por ter decretado a prisão arbitrária do ex-presidente.

Conclamo nossa categoria a participar nas ruas dos atos em todo o Brasil, ou seguirem para a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), para onde se dirigiu no início da noite de ontem o ex-presidente Lula. Vamos levantar nossas vozes, lutar e resistir! Precisamos apoiá-lo, só a unidade e a mobilização popular podem dar fim a essas violações e plantar sementes de um futuro de prosperidade e vida digna para o povo brasileiro.

* Eusébio Pinto Neto, Presidente da FENEPOSPETRO e do SINPOSPETRO-RJ