14.4.18

O MUNDO ESTÁ EM GUERRA

ADERSON BUSSINGER -


O azul Globo terrestre amanhece hoje (14), neste sábado, em guerra, com o anunciado bombardeio estadunidense contra a Síria, sob o pretexto de buscar destruir supostas armas químicas, (lembram-se do Iraque e da farsa desvendada dos famosos arsenais químicos de Saddam?), quando bem sabemos que o interesse, de fato, é outro e diz respeito ao petróleo no oriente médio e o controle imperialista daquele estratégico território sírio, o qual embora não apoie seu governo, entretanto, não reconheço nos EUA autoridade moral e política para agir como “salvadores”.

E, por outro lado, aqui em nosso Brasil - importante destacar - grupos políticos de extrema-direita, embalados pelo discurso (e armas) de Trump pregam abertamente o golpe militar, no embalo de um recente golpe parlamentar-judicial que já removeu do poder uma presidente eleita; patrocinou uma intervenção militar canhestra no Rio de Janeiro; executou-se uma vereadora negra e de esquerda; prendeu-se através de um processo judicial questionável e seletivo um ex-presidente nordestino colocado em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para presidente em 2018, e, concomitantemente os órgãos oficiais de estatística anunciam que, na sequência histórica de desigualdade no Brasil, estamos mais desiguais e mais pobres ainda!

Este, o momento e o especial signo do tempo em que estamos vivendo, com uma direita corrupta e hipócrita cada vez mais “dando as cartas” no Planalto, no STF, no Congresso Nacional, na mídia, no Banco Central do Brasil, na Petrobras, na Eletrobrás, nas favelas, em Curitiba... Com o apoio de parte de uma classe média desiludida que através do apoio a uma enganosa campanha midiática contra a corrupção está embarcando mais uma vez, (como em 1964), em um projeto de viés autoritário, almejando, quem sabe..., trocar de carro depois das eleições de 2018, viajar para Europa, ou Miami... Em nome da ordem, da moral e de seus interesses subalternos.

Este, portanto, o que temos neste abril de 2018, com o mundo iniciando mais uma guerra (ou prosseguindo na mesma escalada...), enquanto especialmente aqui no Rio de Janeiro prepara-se um “laboratório” de intervenções militares contra os pobres, uma “fábrica” de novas ilusões para vender para a mesma classe média iludida, enquanto aumenta-se a matança fardada nas comunidades da Rocinha, Maré, Alemão, com a velha convivência com o tráfico que, ante o espetáculo e propaganda, concorda até mesmo em não ser tão ostensivo na exibição de seus fuzis, (que adquire do tráfico internacional de armas e desvia dos arsenais da PM e Exército brasileiro...) enquanto prossegue nos seus negócios milionários, escravizando meninos pobres nas “bocas de fumo”, sob a conivência do Estado que cada vez mais fecha escolas públicas!

Este, portanto, o mês de abril que temos no Brasil, há mais de 500 anos da invasão portuguesa e o início do extermínio das nações indígenas que aqui se encontraram. Aqui neste país que postergou vergonhosamente o quanto pode adiar o fim (Jurídico) da escravidão negra, e que atualmente segue fundamentalmente um país dominado e enganado por uma elite burguesa e agrária mesquinha e predatória! Até quando?

Viva Marielle! A luta continua!

* Aderson Bussinger, advogado, conselheiro da OAB-RJ, integra o MAIS - Movimento Por Uma Alternativa Independente Socialista. Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais/UFF, colaborador do site TRIBUNA DA IMPRENSA Sindical, Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, membro Efetivo da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ. Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros-IAB.