19.4.18

SINPOSBA PARTICIPA DA SEMANA EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO

Via FENEPOSPETRO -

O Sindicato dos Frentistas da Bahia (SINPOSBA) participa da semana em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, promovida pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia – FORUMAT.


O dia 28 de Abril é lembrado em várias partes do mundo como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data, criada por confederações internacionais de trabalhadores, foi escolhida em razão do acidente com morte de 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, Estados Unidos da América.

O presidente do SINPOSBA, Antonio do Lago de Souza explica que segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2014), na Bahia, de 2012 a 2014, foram registrados 40.659 acidentes de trabalho entre segurados da Previdência Social, sendo 2.765 com sequelas irreversíveis, 35.283 com incapacidade temporária e 327 óbitos por acidente de trabalho no Estado. Na origem desses acidentes encontra-se a não adoção de medidas eficazes de proteção à saúde e segurança dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho.

Sabe-se que esses números são somente a ponta do iceberg. A magnitude dos acidentes de trabalho é bem maior do que mostram as estatísticas da Previdência Social, que se referem somente aos trabalhadores contratados em regime de CLT. Inúmeros casos ocorrem com servidores públicos e todos os demais trabalhadores inseridos em atividades por conta própria ou na informalidade. De 2007 a 2014 o Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS registrou um total de 1.634 mortes por acidentes de trabalho, sendo 633 nos anos 2012 a 2014, o dobro do registrado na Previdência Social.

Desse modo, pode-se afirmar que na Bahia centenas de trabalhadores morrem todos os anos e muitos milhares são mutilados e sequelados em razão da negligência das empresas no tocante à proteção da saúde e segurança dos trabalhadores.

Confira aqui programação da semana em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, promovida pelo Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho do Estado da Bahia – FORUMAT.

* Daniel Mazola, assessoria de imprensa FENEPOSPETRO