14.4.18

TRABALHO REALIZADO A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO: “A FAZENDINHA” DE ISA COLLI

Por JULIANA DE ABREU CORDEIRO -

Porque o sucesso não se alcança sozinho… Agradeço sempre a quem apoia a minha vida profissional.


A E.M 05 15 032 Leonor Posada tem o Projeto Político Pedagógico voltado para a formação de leitores, visando a construção do hábito de leitura pela prática de roda de leitura, contação de história, empréstimo de livros e pelo recurso de diferentes mídias.

A escola tem o objetivo de formar e construir hábitos de leitura com o seu público, desde da Educação Infantil até o 1º ano do Ensino Fundamental, com orientações desde da formação do docente e também enriquecida com as orientações da Coordenação Pedagógica.

Portanto, aproveitando os eixos norteadores: Arte, Cultura, Alimentação Saudável, Qualidade de Vida e Meio Ambiente e Sustentabilidade presentes nas ações do projeto da escola, logo a leitura do livro “A Fazendinha” veio de encontro às ações pedagógicas, em busca de uma fonte de múltiplas possibilidades de ações e desdobramentos para enriquecimento cultural e cognitivo do público leitor.

A leitura do livro trouxe inúmeras ideias e possibilidades de enriquecimento de conteúdo de forma lúdica e interativa, dando margem à criação de um “minimercado” em que as crianças buscavam conhecer a origem dos alimentos e como estes chegavam até às prateleiras de um supermercado.

Esta atividade foi enriquecedora e estimulou o olhar investigativo das crianças sobre a origem dos alimentos, promovendo desta forma uma consciência sobre o alimento que é escolhido para alimentação. Além destas possibilidades descritas, o livro trouxe a possibilidade da criança em sonhar com uma perspectiva de escolha futura para uma vocação profissional. Baseado na história do livro, o passeio a uma fazenda foi extremamente significativo na vida social daqueles personagens, pois cada um deles teve sua formação profissional ligada à temática da fazenda.

Desta forma, a formação do hábito de promoção da leitura e da escrita também tem o objetivo de estimular a imaginação, o sonho, a criação de um projeto de vida buscando a realização e qualidade ao público leitor.

* Fonte: isa.colli.com