21.5.18

NICOLÁS MADURO É REELEITO PRESIDENTE DA VENEZUELA [VÍDEO]

ILUSKA LOPES -

O presidente Nicolás Maduro venceu novamente as eleições presidenciais deste domingo (20) com 5,8 milhões de votos.


"Com 92,6% dos votos contados e 46,01% de participação, podemos dizer que Nicolás Maduro obteve 5.823.728 votos, Henri Falcón obteve 1.820.552 votos e Javier Bertucci 952.000 votos", disse o presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Tibisay Lucena.

Em discurso após resultado que lhe deu a vitória, presidente convidou a oposição para um grande diálogo nacional:

"O total de votos que obtivemos representa 47 pontos de diferença com o candidato Henri Falcón. Obtivemos um recorde histórico. Nunca antes um candidato havia ganhado com 68% com votos", contabilizou o candidato reeleito. Minutos antes do CNE divulgar os números, o candidato Henri Falcón declarou não reconhecer o processo eleitoral. Em uma declaração à imprensa, Falcón disse que “as eleições careciam de legitimidade” e que “houve inúmeras irregularidades denunciadas” por seu partido, o Avançada Progressista.

Maduro condenou as declarações do candidato derrotado: "Os venezuelanos exerceram seu direito ao voto de maneira voluntária, livre e soberana. Não reconhecer os resultados é uma falta de respeito ao povo da Venezuela". Além disso, Maduro pediu auditoria em 100% dos votos, bem acima da auditoria tradicional do sistema eleitoral, que é de 54% dos votos. O presidente venezuelano também fez um chamado ao diálogo com a oposição. "Vou convocar uma grande jornada nacional de diálogo para a reconciliação do país", destacou.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, pediu respeito aos resultados eleitorais. "Tivemos um processo eleitoral sem nenhum incidente, com grande tranquilidade e civilidade. O povo da Venezuela se pronunciou. Pedimos a todos atores políticos, nacionais e internacionais, que respeitem o resultado eleitoral venezuelano", declarou em pronunciamento oficial. (com informações do Sputnik e Brasil de Fato)
Discurso da vitória do presidente Maduro
Ato #Venezuelasoberana2018
em defesa da legitimidade das eleições venezuelanas, hoje às 17 na Cinelândia - RJ

O Comitê de Solidariedade à Revolução Bolivariana – RJ está convocando os militantes e dirigentes das organizações sociais e politicas solidarias a Revolução Bolivariana e todos/as aqueles solidários a causa bolivariana a se integrarem na campanha em defesa das eleições venezuelanas: #Venezuela soberana! O povo elege; o povo manda!


***
Telesur informa o mundo das eleições na Venezuela


Em breve mais informações.