23.6.18

1- PRESIDENCIÁVEL ARREGÃO DECIDE NÃO PARTICIPAR DE DEBATES NO PRIMEIRO TURNO; 2- MANIFESTANTES FAZEM PASSEATA NO RIO PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

REDAÇÃO -


Em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL-RJ) decidiu não participar de nenhum debate no primeiro turno. A ideia do presidenciável é ficar fazendo lives nas redes sociais e conversar com eleitores no horário reservado aos debates na TV aberta, de acordo com informações da coluna de Ancelmo Goias.

Pesquisa Datafolha, divulgada no último dia 10 pelo jornal "Folha de S.Paulo", apontou o congressista na segunda posição, com 17%, atrás do atrás do ex-presidente Lula (30%). Em terceiro lugar apareceu a ex-senadora Marina Silva, da Rede (10%), seguida por Geraldo Alckmin (PSDB) e por Ciro Gomes (PDT), ambos com 6% cada. (via Rio247)

***
MANIFESTANTES FAZEM PASSEATA NO RIO PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO

Reportagem Vladimir Platonow - Agência Brasil.

A legalização do aborto até a 12ª semana de gestação foi defendida, nesta sexta-feira (22), em uma passeata pelas ruas centrais do Rio. Centenas de pessoas, a grande maioria mulheres, se concentraram em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com faixas e cartazes pedindo que a interrupção da gravidez seja considerada legal neste período, para garantir procedimentos cirúrgicos públicos e saudáveis. (...)

A recente aprovação do aborto pela Câmara dos Deputados da Argentina fortaleceu os defensores da medida. A psicóloga Ivana Fortunato, presente ao ato, disse que o debate em torno do assunto é urgente, pois muitas mulheres, a maioria negras e pobres, morrem todos os anos por causa de abortos mal feitos. (...)

Apesar da quase totalidade do público na manifestação ser de mulheres, alguns homens também estiveram presentes para defender a legalização do aborto. “Esta é uma pauta histórica das mulheres. A proibição do aborto leva a riscos. Os argumentos contra, geralmente não são científicos, mas morais e religiosos. Não é bloqueando o debate que se avança”, disse o professor de história Ivan Dias Martins.

Da Alerj, o grupo seguiu pela Avenida Rio Branco até as escadarias da Câmara Municipal, na Cinelândia. Durante todo o percurso, não houve atos de violência nem de depredação. Um policial militar repreendeu algumas manifestantes quando elas picharam um cartaz, colado na Câmara, criticando os defensores do aborto, mas a situação foi logo superada.

As igrejas cristãs, incluindo a católica e a evangélica, são contra o aborto. Os católicos, por exemplo, consideram que a vida deve ser respeitada e protegida desde o momento da concepção, quando o espermatozoide fecunda o óvulo.