19.6.18

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EM DEFESA DO MOVIMENTO SINDICAL E LIBERDADE DE IMPRENSA

DANIEL MAZOLA -


Após o grande sucesso de 2017 (fotos), vêm aí a 2ª edição do prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018. A iniciativa é uma parceria entre a TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL e o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ. O objetivo da confraternização é homenagear as entidades que de fato valorizam as boas práticas sindicais, fortalecendo a luta dos trabalhadores, e jornalistas que atuam em defesa da mídia democrática e popular.

Centenas de pessoas e autoridades prestigiaram a primeira edição do Prêmio, que lotou o Plenário Modesto da Silveira, na sede da OAB-RJ. A celebração reuniu os nomes mais marcantes, presentes e atuantes das forças populares, distribuídos entre os movimentos sindicais, de imprensa e do direito popular, que dia após dia enfrentam uma conjuntura inóspita em tempos de golpe de estado.

Os critérios para a escolha dos homenageados - que esse ano além do nosso troféu recebem a medalha de congratulação da OAB-RJ -, são: a defesa permanente das boas práticas sindicais e de imprensa, e o número de acessos (estatística) dos leitores ao site. O vento se realizará na última semana do mês de setembro, também na sede da OAB-RJ, no confortável auditório do 4º andar. Em breve divulgaremos toda programação e o dia exato do evento.


“Pelo segundo ano seguido, o diretor e editor da TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL, Daniel Mazola, e o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, dirigido pelo advogado Aderson Bussinger, premiarão presidentes de diversos sindicatos, comunicadores populares e jornalistas contra-hegemônicos por reconhecimento pelas boas lutas e solidariedade, geradas diante das dificuldades cotidianas de um país profundamente desigual”. Destacou Iluska Lopes, coordenadora da comissão organizadora do Prêmio.



---
VITO GIANNOTTI, JOSÉ LOUZEIRO E AUDÁLIO DANTAS SERÃO HOMENAGEADOS NA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO EM DEFESA DA LIBERDADE DE IMPRENSA E MOVIMENTO SINDICAL. 19 DE SETEMBRO NA OAB-RJ
ILUSKA LOPES -


Pelo segundo ano consecutivo, o diretor e editor da Tribuna da Imprensa Sindical, Daniel Mazola, em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ, dirigido pelo advogado sindical Aderson Bussinger, premiarão personalidades, entidades, sindicalistas, comunicadores populares e jornalistas que se destacaram em 2018 fortalecendo a luta dos trabalhadores, e atuaram em defesa da mídia democrática e popular.

Jornalista, Professor, Escritor, colaborador da Tribuna da Imprensa Sindical, Mário Augusto Jakobskind foi um dos jornalistas premiados em 2017, durante a primeira edição do Prêmio em Defesa do Movimento Sindical e Liberdade de Imprensa.
Além da justíssima homenagem póstuma aos geniais Vito Giannotti, José Louzeiro e Audálio Dantas, como forma de reconhecimento aos que dedicaram suas vidas para fazer jornalismo com qualidade e compromisso social, Tribuna e OAB-RJ premiarão também os lutadores de hoje, que atuam em defesa das demandas da sociedade, exigindo direitos trabalhistas e democratização da mídia, construindo jornalismo plural, greves e manifestações, atentos às lutas e críticas ao modelo neoliberal.

Coloque na agenda, o evento será realizado dia 19 de setembro, quarta-feira, das 17h às 20h, no confortável Plenário Evandro Lins e Silva, 4º andar da OAB-RJ.

---

SIDNEY REZENDE RECEBERÁ PRÊMIO DESTAQUE LIBERDADE DE IMPRENSA 2018, INICIATIVA DA TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL EM PARCERIA COM A OAB-RJ

DANIEL MAZOLA -

Sidney Rezende e Daniel Mazola / crédito: Iluska Lopes
Com experiência de 33 anos de jornalismo, Sidney Rezende, diretor do portal SRzd, será um dos homenageados na 2ª edição do prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018. Esse ano a Tribuna da Imprensa Sindical em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ também promove homenagem póstuma aos inesquecíveis Vito Giannotti, José Louzeiro e Audálio Dantas, como forma de reconhecimento aos profissionais que dedicaram suas vidas para fazer jornalismo com qualidade e compromisso social.

A comissão organizadora do prêmio conta com a participação do advogado sindical e conselheiro da OAB-RJ Aderson Bussinger, dos jornalistas Sidney Rezende, Daniel Mazola, Paulo Gomes Neto e da coordenadora Iluska Lopes. Rezende é um destacado e dedicado profissional de imprensa, muito respeitado também nos meios acadêmicos. Com passagem por grandes empresas do setor, Rezende foi o criador do modelo de programação da rádio CBN e um dos fundadores da GloboNews. Ele foi cortado do sistema Globo em 13 de novembro de 2015, um dia após publicar em seu site, o SRzd, um texto em que criticava a obsessão dos jornalistas por notícias ruins e pela aposta no impeachment da presidente Dilma Rousseff como "único caminho para a redenção nacional".

Em 2016, diante de aproximadamente 700 pessoas, em uma premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, Rezende fez um duro discurso contra a Globo. Disse que a emissora estava "extrapolando os seus limites e impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara (...) A Globo não é dona do Brasil, a Globo não é dona do Carnaval, a Globo não é dona do futebol", propondo um questionamento de competência da emissora. Desde 2006, Sidney Rezende é diretor e editor do seu próprio site de notícias, em 2016 o SRzd foi agraciado na categoria Melhor Cobertura Jornalística do Carnaval em prêmio idealizado por Machine, o "Síndico da Passarela".

“Há 12 anos criamos um conceito, até então inexistente na história do jornalismo brasileiro: notícias de Carnaval todos os dias do ano. Começamos com uma ou duas por dia. E hoje temos 20. A fidelidade deste ouvinte, que nos levou a 7 milhões de visualizações mensais, é à base das novas rádios SRzd.com no Rio de Janeiro e São Paulo. As duas rádios estão 24 horas no ar com programação variada, que uni música, samba, futebol e informação. O futebol é um dos pontos altos da programação, nossas equipes de esportes foram montadas com profissionais com trajetórias na TV e em rádio. Agora, em parceria exclusiva com a Tribuna da Imprensa Sindical também pautaremos as lutas e fatos do movimento sindical”, revela Sidney Rezende.

A 2ª edição do prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018, será realizado dia 19 de setembro, quarta-feira, das 17h às 20h no confortável Plenário Evandro Lins e Silva, 4º andar da OAB-RJ. A programação você também encontra no site da OAB-RJ.

---
Saiba mais:

http://www.srzd.com/brasil/sidney-rezende-recebe-o-premio-destaque-liberdade-de-imprensa/

http://www.oabrj.org.br/evento/21913-2-edicao-do-premio-de-defesa-do-movimento-sindical-e-liberdade-de-imprensa-premio

http://www.srzd.com/brasil/premio-em-defesa-da-liberdade-de-imprensa-e-movimento-sindical-acontece-em-setembro-no-rio/


http://sinpospetro-rj.org.br/2018/06/20/2a-edicao-do-premio-em-defesa-do-movimento-sindical-e-liberdade-de-imprensa/
---

Leia também: