25.6.18

CONTINUA A CONSPIRAÇÃO PERSEGUIÇÃO CONTRA O LULA

HELIO FERNANDES -


Começou na primeira instancia federal, passou para a segunda, TRF-4. Foi percorrendo caminhos enrustidos, depois ostensivos, lastreados por juristas, com aspas ou sem elas. O objetivo era a prisão, a justificativa, torná-lo inelegível, impedir que se tornasse presidenciável invencível, como informam e confirmam todas as pesquisas.

Para impedir que fosse candidato, e ao mesmo tempo, pudesse ser condenado em segunda instancia, o expediente foi facílimo e cumprido sem qualquer tropeço ou obstáculo. 9 anos de condenação antes, a seguir, mais 3 anos, configurando a segunda condenação e a possibilidade da sua prisão. Como este repórter escreveu desde o primeiro momento, e como era conspiração, rigorosa unanimidade.

Os 3 desembargadores federais de Porto Alegre, sem o menor constrangimento, emprestaram o mesmo discurso uns aos outros, de modo que não houvesse a menor diferença no total das penas. Acrescentaram mais 3 aos 9 da primeira instancia como sabem somar, chegaram a 12.

Tanto faz 9 ou 12, como a condenação não é mesmo para cumprir e sim para configurar a INELEGIBILIDADE, logo que houver o segundo turno e a posse de alguém for "garantida", haverá alteração e a libertação do ex-presidente.

Demorou, mas os advogados de Lula chegaram ao STF. Pediam apenas a libertação do ex-presidente, enquanto ele ainda tivesse direito a recursos, como esse. Condenado sem provas e sem qualquer ligação com a Lava-Jato está sendo sacrificado, por dois motivos.

1- A convicção, que é publica, de que será eleito. 2 - O medo, perdão, pânico, de que novamente no poder, se vingue de todos que montaram e estão executando contra ele a conspiração judiciária com objetivos políticos e eleitorais.

A tramitação da defesa de Lula está percorrendo caminhos estranhos no STF. Inicialmente foi para o relator Edson Fachin, que podia recusá-la, arquivá-la. Não o fez, mandou para a Segunda Turma, que tem um numero notável de absolvições. Fachin pertence a essa Turma, considerou que manteria a recusa á libertação. Marcou o julgamento para o dia 26.

Esse 26 é amanhã, terça feira. Mas esse "amanhã que não virá", cumpre uma nova disposição, baseada na reviravolta do comportamento do relator, Edson Fachin. Já estando na Segunda Turma e com julgamento marcado, foi cancelado pelo próprio ministro Fachin.

PS- Até aqui, é tudo rigorosamente verdadeiro. Mas entre o tempo em que escrevo, e a realidade do STF, nem apelando para a citação de Shakespeare.

A SOFRIDA DELAÇÃO DO PALOCCI

Sofrida e demorada. Preso ha quase 2 anos em Curitiba, perdeu mais de 1 ano, tentando "vender” o conhecimento e a intimidade com os que sempre o ajudaram, protegeram e o projetaram. Acontece que todas as propostas foram recusadas. Apesar do ex-ministro duas vezes, ir mudando os alvos da delação traição.

Quando estava em pleno desespero, a justiça autorizou a PF a receber delações. Palocci se arrojou aos pés de investigadores. Que aceitaram o que os Procuradores de Curitiba recusaram. Confesso que tentei descobrir qual foi à mudança que tanto agradou a PF. Não consegui.

PARABÉNS, CELSO DE MELLO

Os que detestam, desprezam e até odeiam a liberdade de imprensa e a democracia, pediram ao STF que proibisse a sátira durante a campanha eleitoral. Por UNANIMIDADE, o STF recusou e até exaltou a sátira. Não podendo publicar os 11 votos, transcrevo o voto do decano, naturalmente um trecho, textual.

"O riso e o humor são transformadores, saudavelmente subversivos". Magistral. A sátira, a charge, a caricatura, silenciosamente, representam a ultima palavra da liberdade de expressão.