27.6.18

MOVIMENTO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS GANHA NOVAS ADESÕES

GABRIEL FRÓES -

A classe artística acaba de embarcar na campanha “Energia Não é Mercadoria”, que combate o movimento político do Governo Federal na tentativa de privatização da Eletrobras. Atores, músicos, humoristas, youtubers e influenciadores digitais decidiram participar voluntariamente da campanha e já começaram a gravar uma série de vídeos com as principais mensagens contra a venda da estatal. As peças serão divulgadas nas redes sociais, no sentido de disseminar informações importantes sobre o processo de privatização e suas consequências.

Segundo Felipe Araújo, diretor da Associação dos Empregados de Furnas, esse é um passo importante para atingir os objetivos do movimento. “É muito importante que a sociedade civil esteja bem informada sobre algo tão crucial para o país como a possibilidade de privatização da Eletrobrase a participação desses artistas, com os quais as pessoas se identificam e nos quais confiam, é muito importante para atingirmos esse objetivo”, declarou Araújo. “Como as entidades participantes do movimento não dispõem de recursos para veicularem campanhas milionárias, como o governo tem feito, este momento pode ser determinante para que a população brasileira comece a entender o que de fato está acontecendo e quais interesses podem estar por trás desse processo”, complementou.

Os artistas se unem a vários outros segmentos profissionais em um movimento que conta inclusive com parlamentares, tanto da oposição como da base do governo. Segundo as lideranças, os textos dessa fase da campanha utilizarão um tom mais popular e acessível, sem termos técnicos das áreas jurídica, elétrica ou econômica, normalmente usados por quem não tem interesse no real entendimento do conteúdo.

O primeiro vídeo da série contou com a participação do ator, autor e diretor Bemvindo Sequeira. Mineiro, criado na Bahia e hoje residente na cidade do Rio de Janeiro, Bemvindo tem a competência artística já eternizada por personagens como o “Bafo de Bode”, da novela Tieta, e o “Seu Brasilino”, da Escolinha do Professor Raimundo. Além disso, o artista é conhecido pela sua marcante atuação em movimentos em prol de causas sociais e classes trabalhadoras. O vídeo com o ator Bemvindo Sequeira pode ser conferido no canal da campanha “Diga Não à Privatização da Eletrobras”, clicando aqui, ou no canal do próprio artista, clicando aqui. Novos vídeos serão veiculados nas próximas semanas. (informações Antonio Mello)