29.6.18

O STF ENTRA EM RECESSO, NÃO LIBERTA LULA

HELIO FERNANDES -


A expectativa era toda favorável a Lula na ultima semana. Havia suspense e agitação, afinal o personagem é importante demais. Antes, a Segunda Turma examinou o absurdo da exagerada punição aplicada a Dirceu. O duríssimo Moro condenou-o há 20 anos. Os ínclitos desembargadores do TRF 4 acharam pouco, aumentaram para 30.

Houve protesto e até revolta de bastidores, mas os 30 anos foram mantidos. Agora, a Segunda Turma libertou o ex- ministro, para adequar sua condenação á realidade. Voltará para a prisão, assim que decidirem. Mas não será mais por 30 anos.

Esperavam e até admitiam, que o mesmo critério (?) fosse usado em relação a Lula. Em níveis diferentes, não existiam provas. Moro 9 anos, foi o máximo que conseguiu somar. Os ínclitos do TRF4, queriam dobrar para 18, não conseguiram, aumentaram para 12, unanimidade preconcebida e premeditada. Já servia.

Quando iam examinar a questão de Lula, libertando-o enquanto analisavam o mérito e a constitucionalidade da condenação inicial e o aumento posterior, usaram a reconhecida divisão do STF, e jogaram para longe qualquer decisão que favorecesse o  ex-presidente. Ontem, a última sessão antes do recesso. Lula ficou na iminência da liberdade, mesmo que por tempo limitado. Valeu a vontade de algumas eminências, que vão descansar do esforço que não tiveram ou fizeram.

Quando voltarem do recesso, no primeiro dia de agosto, não lembrarão mais de Lula. Mesmo porque, logo em setembro, novo presidente do STF, modificações já conhecidas. E outras propaladas (ou esperadas) nos bastidores, referendadas até por ministros influentes e bem informados.

Ex-ministro na "SOLITÁRIA"

Trata-se de Geddel Vieira Lima, o famoso dono dos 51 milhões de dinheiro vivo, em malas que deram enorme  audiência nas TVs. Hoje vai dormir na "solitária", (3 por 3) da Papuda. Acusação: agressão moral e física a um agente penitenciário. Não sabe quantos dias fica nessa situação.

CUNHA GANHA HC, MAS NÃO GANHA A LIBERDADE

O ministro Marco Aurélio Mello, aceitou o recurso, por causa de uma prisão preventiva no Rio Grande do Norte. O ministro é da Primeira Turma, mas gosta mais de libertar do que de prender.

O ex-presidente da Câmara ganhou mas continua preso, porque tem mais duas condenações. Só que inesperadamente recebe outro HC, vai pra prisão domiciliar. Só que a decisão de Marco Aurélio, rigorosamente constitucional, nada a ver com Gilmar Mendes.