12.7.18

1- CENTRAIS AVANÇAM NA ORGANIZAÇÃO DO "DIA DO BASTA" AO DESEMPREGO; 2- MPT ALERTA CONTRA ARMADILHAS DA NOVA LEI TRABALHISTA [VÍDEO]

REDAÇÃO -

As Centrais Sindicais deram mais um passo na preparação do Dia Nacional de Luta. Na manhã desta quarta (11), dirigentes da CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, Intersindical e CSP-Conlutas se reuniram na sede do Dieese, em São Paulo, para debater a organização dos atos que mobilizarão o País em 10 de agosto, no chamado "Dia do Basta". O combate à nova lei trabalhista, a defesa do emprego e da aposentadoria pública estão entre os eixos da mobilização. Em São Paulo, o grande ato será às 10 horas, em frente à sede da Fiesp, na Avenida Paulista, 1.313.
(...)

O secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, destaca que as Centrais escolheram 10 de agosto para realizar mais uma mobilização nacional, porque a data está em sintonia com o calendário eleitoral.

“As convenções partidárias já estarão encerradas e o prazo para inscrição das chapas termina dia 15. Nós queremos com as manifestações inserir a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora nos debates eleitorais deste ano. Com a definição dos candidatos iremos apresentar as propostas e debater com eles”, observa o dirigente.

Desmonte - Sérgio Nobre lembra que já são mais de 28 milhões de desempregados no País, além do patrimônio público como Embraer, Petrobras e Eletrobrás estarem sendo constantemente ameaçados. “Não podemos entrar no processo eleitoral sem a classe trabalhadora pautar esse debate”, diz.

Edson Carneiro Índio, secretário-geral da Intersindical, acrescenta que o “Dia do Basta” será um Dia Nacional de Luta que unificará trabalhadores representados por todas as Centrais e movimentos sociais. “Cresceu a violência urbana, a miséria, a pobreza extrema e o desemprego explode. Milhões de pessoas só conseguem encontrar bico como ocupação e fonte de rendimento. É hora do povo brasileiro se colocar na luta, para dar um basta a esse desmonte e ao ataque aos nossos direitos”, defende.
(...)

Os dirigentes voltam a se reunir no dia 25 de julho, às 10 horas, novamente na sede do Dieese. Rua Aurora, 957, Centro de São Paulo. (via Agência Sindical)

MPT alerta contra armadilhas da nova lei trabalhista

O Ministério Público do Trabalho divulgou mais um vídeo da campanha “Nem todo acordo é bom para você”. Adverte para o risco que o trabalhador corre ao optar pelo trabalho autônomo, o MPT reforça a importância da Carteira de Trabalho.