4.7.18

MORO E DESEMBARGADORES DO TRF-4, DIANTE DO STF

HELIO FERNANDES -


A contradição e o exagero da condenação de José Dirceu é o grande assunto que movimenta o mais alto tribunal do país, apesar do recesso. A Segunda Turma mandou libertar o ex- ministro, e agora vai examinar se não houve irregularidade na sua condenação. A contradição é evidente, a primeira e a segunda instancia, julgaram o mesmo caso, com as mesmas acusações, de forma  inteiramente diferente.

Não se trata de defender Dirceu, tentar inocentá-lo, mas esclarecer as duas condenações.

Moro foi o primeiro a julgar o ex-ministro, aplicou a pena de 20 anos. Não só os seus advogados acharam a pena exagerada e inteiramente exorbitante, mas essa foi à interpretação geral. A defesa recorreu para a segunda instancia TRF4.

Os desembargadores federais examinaram a decisão de Moro e as alegações da defesa, decidiram: aumentaram  a pena de 20 para 30 anos. Se 20 anos era absurdo para o tipo de acusação, imaginem 30. Dirceu recorreu para a Segunda Turma, que reconheceu a validade do recurso, mandou libertá-lo, e vai examinar a discrepância entre as duas condenações. E a conclusão só pode ser uma.

Moro foi IRREGULAR ao condená-lo ha 20 anos.

Os desembargadores foram IRREGULARES sem justificação, contrariando o juiz de primeira instancia. A decisão do TRF4 é um libelo contra Moro. Os ministros do STF não podem considerar legal e constitucional, duas condenações totalmente conflitantes. Foi a primeira grande derrota de Moro diante do STF. E a questão se agravou, com a determinação de Moro, enfrentando ou afrontando o STF, modificando a condições da prisão domiciliar, que não vai demorar muito.

O ministro Dias Toffoli, visivelmente revoltado, anulou todas as restrições impostas arbitrariamente pelo juiz de primeira instancia. Que tem que aceitar o que foi imposto pelo futuro presidente do STF.

PS- Dirceu voltará para a prisão, depois do exame da Segunda Turma, não se sabe quando.

PS2- Mas não será de jeito algum por 30 anos. E provavelmente nem 20, e sim aquilo que a lei determina para o tipo de  acusação feita a ele.

JOESLEY BATISTA DENUNCIADO NOVAMENTE

É um absurdo que esteja em liberdade. È um criminoso nato, vocacionado e preparado para desrespeitar todas as leis, Ha 3 anos ROUBOU (é a palavra certa) mais de 8 bilhões dos 4 grandes fundos estatal: Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica, Petrobras. O processo está engavetado, para a potência que ele é, a mesma coisa que arquivado.

A denúncia de agora, envolve a participação de um ex-Procurador da Republica.

SERGIO MORO TENTA RESPONDER A TOFFOLI

Mas não consegue. Recorre então para a deturpação das próprias palavras, usando a cansada lamento. Bastante próxima do que poderia ser traduzido, como engodo ou deturpação.

A seguir, querendo corporificar a resposta, utiliza o lugar comum do "fui mal interpretado". Em alguns momentos da sua carreira na Lava-Jato, Moro tentou implantar ou impor  a imagem de brilhante. Agora ficou bem distante disso. Não tenho o menor interesse em defender o ministro, bem  ao contrario. O quase presidente do STF, não interpretou nada, destruiu a lista de restrições impostas pelo juiz de primeira instancia.

Eram 7 ou 8 imposições, todas eliminadas por Toffoli. Incluindo a tornoseleira eletrônica, obrigatória para os que ficarão em prisão domiciliar, o que não é o caso de José Dirceu.

PS- Moro sofreu derrota contundente, imposta por ele mesmo e indefensável.