31.8.18

1- ATRASO DO TSE PODE PREJUDICAR ESTREIA DE PROPAGANDA ELEITORAL EM RÁDIOS; 2- ELEIÇÕES 2018: BRASILEIROS ACIMA DOS 70 ANOS ESTÃO DEIXANDO DE VOTAR

REDAÇÃO -


Reportagem de Letícia Casado e Marina Dias na Folha de S.Paulo informa que um atraso no sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode fazer com que diversas emissoras de rádio —principalmente pequenas e médias no interior do país— não veiculem a propaganda eleitoral gratuita na manhã desta sexta-feira (31).

De acordo com a publicação, a corte atrasou a publicação do chamado mapa de mídia das campanhas, ou seja, o roteiro que os partidos fazem para as emissoras, informando os comerciais e a possível ordem de suas publicações. Até a noite desta quinta-feira (30), poucas horas antes da estreia do horário eleitoral no rádio, várias transmissoras ainda não haviam recebido a programação.

Isso se tornou um problema para os veículos menores, que não têm expediente após o horário comercial. Uma das opções, para não levarem multa, seria deixar uma espécie de branco durante o horário eleitoral, com uma mensagem repetida de que aquele espaço seria reservado para a propaganda política, completa a Folha. (via DCM)

***
ELEIÇÕES 2018: BRASILEIROS ACIMA DOS 70 ANOS ESTÃO DEIXANDO DE VOTAR

Via DIAP - Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que nas últimas eleições quase 27 milhões e meio de brasileiros deixaram de exercer o direito ao voto.

No segmento da população com 70 anos ou mais, sem a obrigatoriedade de exercitar o direito do voto, o número de abstenções foi 6,9 milhões.

Facultativo

O voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados, maiores de 18 e menores de 70 anos, e facultativo para quem tem 16 ou 17 anos e para os maiores de 70 anos, além das pessoas analfabetas.

Assista a reportagem:


REALIZAÇÃO | Departamento de Comunicação do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos

IMAGENS E EDIÇÃO | Anderson Campos
REPORTAGEM | Jaime Alves
TEXTO | Ricardo Flaitt
COLABORAÇÃO | Nilza Mantovani