6.8.18

ASSOCIAÇÕES DE ANISTIADOS CONVIDAM PARA HOMENAGEM AO CINEASTA SILVIO TENDLER NO “MONUMENTO AO NUNCA MAIS”, DIA 15 DE AGOSTO NA CINELÂNDIA

DANIEL MAZOLA - Atualizado às 15h02 -

Tribuna da Imprensa Sindical apoia as Associações de Anistiados e Anistiandos de todo o país e convida os leitores para a rememoração da lei de anistia (nº 6.683/69) no “Monumento ao Nunca Mais”, localizado na Praça da Cinelândia nº 19, em frente ao Clube Militar, Centro do Rio de Janeiro. Em função da chuva intensa de hoje (6) o ato foi adiado para 15 de agosto às 16h. Ouviremos e cantaremos Geraldo Vandré.


O “MONUMENTO AO NUNCA MAIS”, foi inaugurado dia 1º de abril de 2014 pelo Ministro da Justiça, com a presença do Dr. Paulo Abrão, Presidente da Comissão de Anistia, e homenageia os homens e mulheres cassados por terem sido contrários à ditadura militar brasileira. Feita pela artista plástica Cristina Pozzobon, a escultura representa a bandeira do Brasil com estrelas no chão. Trata-se de uma obra de 2,5 metros, de aço naval e a iniciativa foi da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Nesta ocasião serão homenageados com Certificado e Medalha dos “Notáveis na Luta Pela Democracia”, o Cineasta Silvio Tendler, a Dra. Rosa Maria Cardoso e a Profª Ana Bursztyn Miranda. Ouviremos o Toque de Silêncio, executado pelo Saxofonista e Trompetista, Cabo Corneteiro Jaime Nascimento.

A ditadura teve sua derrota consumada em 05 de outubro de 1988. Após isto, a liberdade voltou a reinar em nossa nação, graças às mulheres e homens, que muito lutaram e pagaram com seus sangues, suas vidas e suas liberdades, para que todos pudessem protestar publicamente e ter um Presidente da República eleito pelo povo. Prestaremos homenagens também a Lyda Monteiro da Silva, Inês Etienne Romeu, Álvaro Caldas, Geraldo Cândido, Modesto da Silveira, Francisco Soriano, Antônio Barbosa, Adelino Chaves, Vito Giannotti, Luiz Carlos Prestes e Estrella D`alva Benaion Bohadana. Compareçam todos.

Os realizadores dessa justíssima homenagem são: ASPARN – Associação do Rio Grande do Norte, ASMAN – Associação de Anistiados da Bahia, AAAAG – Associação dos Anistiados e Anistiandos de Anápolis Goiás (informações Dr. José Bezerra)