15.8.18

CONSPIRAÇÃO CONTRA LULA

HELIO FERNANDES -


Hoje começa a semifinal, do objetivo de muita gente: impedir Lula de disputar a eleição, dentro de 50 dias. Com a volúpia com que as Pesquisas registram a vantagem do ex-presidente, disputar é sinônimo De ganhar.

Antes era uma conspiração do judiciário. À medida que Lula foi disparando, os outros presidenciáveis foram se manifestando também contra ele. Ou se mantendo em silêncio.

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, declarou: "Não temos plano B, nosso candidato é o Lula, vou entrar com o pedido de registro de sua candidatura no dia 15".

Dia 15 é hoje, assim que começar o expediente no TSE, Gleisi estará lá entregando o pedido de registro.

PS- Quem também estará agora como presidente, é a ministra Rosa Weber.

PS2- É a sua estreia como presidente. De um tribunal democrático e não ditatorial.

BERNARDO MELLO FRANCO

Ontem na Argumento, foi lançado seu livro. "Mil Dias de Tormenta". Atropelado, numa cadeira de rodas, ha 3 anos sem sair de casa, recebi o livro antes. Das 406 páginas, li 188, posso dizer sem hesitação, apenas numa palavra: IMPERDÍVEL.

Foi uma grande ideia, que o próprio Bernardo definiu, como "a crise que derrubou Dilma, e deixou Temer por um fio".

É a radiografia de um tempo, que vai persistir por muito tempo. A partir de agora, quem quiser se informar sobre o que aconteceu nos últimos 3 anos, terá ou bastará consultar esse livro que tem um titulo tão definitivo quanto os fatos narrados e interpretados: "Mil dias de Tormenta".

A noite de autógrafos honrou o livro. Ana Carolina Fernandes me contou: "Pai, já fui a muita noite de autógrafos, mas nenhuma multidão como essa". E concluiu, no seu estilo: "E fui premiada, queria conhecer o Francisco (filho do Bernardo), uma graça”.

A GRANDE PREOCUPAÇÃO DE TEMER

O presidente corrupto e usurpador, está com 9 advogados contratados e pagos. Para todos tem a mesma pergunta, quase diária: "O que acontecerá comigo no primeiro dia de 2019?". As respostas, rigorosamente contraditórias e divergentes. Alguns: "Você descerá do avião, entrará no carro, irá pra casa". E concluem: "Responderá a vários inquéritos, durante muitos anos".

Outros: "Não acredito, mas algum juiz determinará sua prisão imediata. Também imediatamente, libertaremos você". Dois dos 9 não quiseram responder.

SALÁRIO MINIMO NOS EUA E NO BRASIL

De 3 em 3 anos, trabalhadores e empresários, se reúnem para fixar o salário mínimo. Na quinta feira, acertaram; 15 dólares por hora. Por 8 horas de trabalho, recebem 120 dólares. Mensalmente, ganham 3 mil e 600 dólares. O equivalente a 14.400 reais.

No Brasil o salário mínimo é de 954 reais, quase 15 vezes menor. O trabalhador nunca é consultado, o presidente decide, nos bastidores, consulta empresários.