22.8.18

ENTREVISTA - LUCIANO BANDEIRA DEFENDE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PROGRESSISTA PARA A OAB/RJ, COM PORTAS ABERTAS PARA SINDICATOS E MOVIMENTOS SOCIAIS [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -

O advogado Luciano Bandeira, tesoureiro da OAB/RJ e presidente da Comissão de Prerrogativas, lança oficialmente dia 5 de setembro sua pré-candidatura a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Rio de Janeiro.


Em entrevista exclusiva realizada nesta segunda (20), Bandeira se comprometeu em construir efetivamente um programa com base em pontos como: atuar além da defesa permanente das prerrogativas; resistência contra os retrocessos do Estado democrático de direito; a defesa dos direitos sociais e humanos; respeito à diversidade de opiniões; interação e diálogo permanente com os movimentos sociais; portas abertas para entidades sindicais, entre outros.

Luciano Bandeira Arantes é brasileiro, bacharel em Direito graduado pela Faculdade de Direito da PUC-Rio em 1994. Foi membro da 3ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ no triênio 2007/2009. Posteriormente escolhido pelo Presidente da OAB/RJ para presidir a subseção da Barra da Tijuca, em sua inauguração, tendo logo em seguida sido eleito de fato e de direito pelos colegas com domicílio profissional naquela área para exercer mandato no triênio 2010/2012. Nomeado Tesoureiro da OAB/RJ, para o triênio 2013/2015.

O pré-candidato a presidente da OAB/RJ inclui o apoio ao movimento sindical como fundamental. “Nunca teremos avanços nas relações de trabalho sem sindicatos fortes. A reforma trabalhista foi cruel, covarde. Não pelo imposto sindical que é um tema debatido há muito tempo no movimento sindical, mas não poderiam jamais acabar com o imposto de forma isolada sem realizar outro debate antes, teriam que discutir primeiro se é valido ou não a unicidade sindical, e o modelo dos sindicatos atrelados ao Ministério do Trabalho para poderem existir. Também era para debatermos se existe verdadeiramente a independência dos sindicatos. Da forma como fizeram essa reforma foi uma covardia, objetivam apenas eliminar qualquer capacidade de luta e de voz dos trabalhadores”, enfatizou.

Daniel Mazola e Luciano Bandeira
Bandeira lembrou que advogados têm participado intensamente de todos os momentos da história brasileira, desde a Independência do país. “A história da OAB está muito vinculada à luta pela liberdade e pela democratização do país. Mas como sabemos, democracia não é só votar, democracia é a possibilidade de todos terem acesso ao trabalho, ao direito de uma remuneração digna e uma legislação trabalhista que realmente equilibre a desigualdade do capital e do trabalho”. E alertou, “atualmente ocorre um grande retrocesso na democracia, isso é muito perigoso e preocupante, pois acaba caminhando para o ódio, gerando perseguições e regimes de força. Precisamos combater isso, o processo civilizatório não aceita retrocesso, todos tem direito de professar suas crenças e ideologias”.

“Acredito na OAB como bastião da sociedade civil, sendo uma importante voz para equilibrar as desavenças e tentar produzir consensos, que podem contribuir na construção de uma verdadeira democracia, onde todos terão espaços iguais para apresentar ideias e de forma efetivamente soberana o povo poder escolher seus representantes”, explicando sobre como sua gestão pode contribuir para aplacar a intolerância e o ódio.

Luciano Bandeira parabenizou a parceria da Tribuna da Imprensa Sindical com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB/RJ, lembrando que a Ordem é o local certo para manifestações e homenagens a lutadores que fizeram e fazem a história do Brasil. “Dia 19 de setembro celebraremos na Casa de Sobral Pinto os defensores da Liberdade de Imprensa e do Movimento Sindical. Junto com a ABI e a CNBB, a OAB foi o elemento fundamental da recuperação de um projeto de nação democrática em outros tempos. Agora, após décadas em que o Rio de Janeiro ficou afastado da presidência do Conselho Federal da OAB, temos a grande possibilidade de elegermos o advogado Felipe Santa Cruz para o cargo, assim teremos elementos não só para resistir mais avançar e aprofundar a democracia do nosso país”.

Por fim, Luciano Bandeira destacou que além da luta pelos interesses corporativos em favor da classe profissional que representa, a OAB também possui uma finalidade institucional, que se reveste de um verdadeiro mandato constitucional, consubstanciado na proteção do interesse público primário, da supremacia da Constituição, do primado dos Direitos Humanos e na luta pela concreção dos ideais democráticos de tratar-se a todos, indistintamente, como livres e iguais.

Tribuna da Imprensa Sindical apoia a pré-candidatura do advogado Luciano Bandeira, defendemos uma gestão democrática e progressista para a OAB/RJ, conclamo todos os membros da Ordem dos Advogados do Brasil - Rio de Janeiro e representantes da sociedade civil organizada a participarem dessa construção. Assista a entrevista: