27.8.18

ENTREVISTA – “NOSSO OFÍCIO É FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DAS PESSOAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO”, ARMANDO SANTOS PINHEIRO GUIMARÃES [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -

Um país soberano depende estritamente de boas escolas e faculdades, nacionais, públicas e privadas, promovendo conhecimento e pesquisas, estudos em áreas específicas, com vistas ao desenvolvimento humano e tecnológico do país. Nosso entrevistado tem atuado em defesa da Educação brasileira há 50 anos, sendo um dos homenageados, dia 19 de setembro, na 2ª edição do Prêmio Destaque Liberdade de Imprensa e Destaque Sindical 2018, iniciativa da Tribuna da Imprensa Sindical em parceria com a OAB/RJ.


Professor Armando Santos Pinheiro Guimarães (foto) é fundador e Diretor Geral do Colégio Pinheiro Guimarães, tradicional instituição de ensino da cidade do Rio de Janeiro. Fundador e Diretor Presidente da Sociedade de Ensino Superior Pinheiro Guimarães; Diretor da Pinheiro Assessoria de Comunicação; Presidente da Associação Difusora Comunitária do Catete; Apresentador do Programa 100% Educação na Rádio Bandeirantes; Apresentador do Programa 100% Educação veiculado na TV Comunitária e TV Universitária (canais 6 e 11 da Net); Apresentador do Programa 100% Educação na Rádio 98,7 FM.

Ao receber nossa equipe no Estúdio de TV da Faculdade de Jornalismo, lembrei nosso entrevistado que em 1995, vindo da Faculdade Hélio Alonso (FACHA) participei da primeira aula naquele mesmo local com o jornalista Paulo Stein, professor da instituição no período, um dos que muito contribuíram com o profissional que sou hoje. O Diretor Armando Pinheiro Guimarães falou que agora também existe a Rádio Comunitária 98,7 FM que propicia estágio para os alunos da Faculdade de Comunicação, a programação está no ar de 6 da manhã até a meia noite, diariamente.

Armando Pinheiro Guimarães e Daniel Mazola / Fotos: Iluska Lopes
Ao perguntar como toda sua contribuição e empreendedorismo voltado para o mundo acadêmico começou, o Professor Armando Pinheiro Guimarães – irmão do Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães - explicou que é o autor da Proposta Pedagógica "Aprender Solidário", que se baseia na educação compartilhada e que tem como filosofia a conquista da maior média da turma. “Todos se ajudam na aprendizagem formando um time orientado e motivado pelo Professor que, na proposta assume a posição de técnico da turma-equipe como é denominada a turma”, explica. E completa: “a instituição foi fundada em 1968 como curso supletivo, em um apartamento de quarto e sala onde residia no bairro de Ipanema. Hoje oferecemos do ensino da creche ao ensino médio, cursos técnicos, Faculdade de Jornalismo e mais de 50 cursos de graduação e pós-graduação à distância como pólos da UNIP e CRUZEIRO DO SUL”.

Como ex-aluno da Faculdade de Jornalismo, formado na década de 1990, preciso reconhecer a excelência acadêmica da instituição, com aprendizado na prática, laboratórios e ótimos professores formando profissionais qualificados para o mercado de trabalho. Como diz o Professor Armando Santos Pinheiro Guimarães, sempre preocupado com a juventude: “O nosso ofício é fazer a diferença na vida das pessoas através da Educação”.

VÍDEO: