23.8.18

JORNALISTAS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA BRASILEIRA SERÃO HOMENAGEADOS NA ALERJ

MÁRIO AUGUSTO JAKOBSKIND -

Carlos Alberto de Oliveira (Caó) será um dos homenageados neste dia 28 na ALERJ.
Dois jornalistas e um professor que tiveram grande protagonismo na luta contra a ditadura empresarial militar iniciada com a derrubada do Presidente constitucional João Goulart em abril de 1964 serão homenageados na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) no próximo dia 28 de agosto, a partir das 10 horas, por iniciativa do Deputado Paulo Ramos, também um combatente contra o arbítrio de abril de 1964 a março de 1985: os jornalistas José Louzeiro, Carlos Alberto de Oliveira (Caó) e o professor Francisco Soares Loureiro serão homenageados e servem de exemplo para os jornalistas e professores, sejam eles iniciantes na profissão ou veteranos.

Cada um dos homenageados combateu o bom combate a sua maneira e seus legados devem ser sempre lembrados, sobretudo nos dias de hoje em que o Brasil passa por um momento de extrema dificuldade principalmente nos últimos dois anos com a ascensão do Presidente Michel Temer através de um golpe parlamentar.

Aliás, vale assinalar também que Louzeiro e Caó quando estavam vivos denunciaram o golpe de 2016, porque entendiam que o Brasil não poderia suportar outro retrocesso. Por isso, como fizeram no tempo da ditadura, não se acomodaram no silêncio.

Louzeiro foi autor de inúmeras reportagens e livros importantes que marcaram época e denunciavam a impunidade de criminosos integrantes das elites que se beneficiavam com o arbítrio, como no caso do assassinato da jovem. Araceli, no Espírito Santo "Araceli meu amor," livro censurado pela ditadura. Antes disso foi preso por ser considerado uma figura incômoda para o regime de exceção, então sob o comando do primeiro general de plantão, Humberto de Alencar Castelo Branco.

Caó, que antes de ser deputado federal e autor da lei Caó que denuncia o abominável racismo, presidiu o Sindicato dos Jornalistas cariocas, após desbancar um pelego que desonrava a profissão. No exercício do cargo sindical, Caó defendeu os jornalistas de todas as formas possíveis naquele momento difícil que atravessava o Brasil.

Por isso, é dever dos cariocas e fluminenses e da imprensa brasileira prestigiarem a iniciativa do Deputado Paulo Ramos, na ALERJ, no próximo dia 28, a partir das 10 horas.

Jornalistas Louzeiro, Caó e professor Loureiro, presentes!

---
* Mário Augusto Jakobskind, é Professor, Jornalista, Escritor, vice-presidente na Chapa Villa- Lobos, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI (2016/2019) e Coordenador de História do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê - Canal Universitário de Niterói.