13.8.18

SIDNEY REZENDE RECEBERÁ PRÊMIO DESTAQUE LIBERDADE DE IMPRENSA 2018, INICIATIVA DA TRIBUNA DA IMPRENSA SINDICAL EM PARCERIA COM A OAB-RJ

DANIEL MAZOLA -

Sidney Rezende e Daniel Mazola / crédito: Iluska Lopes.
Com experiência de 33 anos de jornalismo, Sidney Rezende, diretor do portal SRzd, será um dos homenageados na 2ª edição do prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018. Esse ano a Tribuna da Imprensa Sindical em parceria com o Centro de Documentação e Pesquisa da OAB-RJ também promove homenagem póstuma aos inesquecíveis Vito Giannotti, José Louzeiro e Audálio Dantas, como forma de reconhecimento aos profissionais que dedicaram suas vidas para fazer jornalismo com qualidade e compromisso social.

A comissão organizadora do prêmio conta com a participação do advogado sindical e conselheiro da OAB-RJ Aderson Bussinger, dos jornalistas Sidney Rezende, Daniel Mazola, Paulo Gomes Neto e da coordenadora Iluska Lopes. Rezende é um destacado e dedicado profissional de imprensa, muito respeitado também nos meios acadêmicos. Com passagem por grandes empresas do setor, Rezende foi o criador do modelo de programação da rádio CBN e um dos fundadores da GloboNews. Ele foi cortado do sistema Globo em 13 de novembro de 2015, um dia após publicar em seu site, o SRzd, um texto em que criticava a obsessão dos jornalistas por notícias ruins e pela aposta no impeachment da presidente Dilma Rousseff como "único caminho para a redenção nacional".

Em 2016, diante de aproximadamente 700 pessoas, em uma premiação dos melhores do Carnaval do Rio de Janeiro, Rezende fez um duro discurso contra a Globo. Disse que a emissora estava "extrapolando os seus limites e impedindo que as expressões populares do nosso país funcionem de uma maneira mais clara (...) A Globo não é dona do Brasil, a Globo não é dona do Carnaval, a Globo não é dona do futebol", propondo um questionamento de competência da emissora. Desde 2006, Sidney Rezende é diretor e editor do seu próprio site de notícias, em 2016 o SRzd foi agraciado na categoria Melhor Cobertura Jornalística do Carnaval em prêmio idealizado por Machine, o "Síndico da Passarela".

“Há 12 anos criamos um conceito, até então inexistente na história do jornalismo brasileiro: notícias de Carnaval todos os dias do ano. Começamos com uma ou duas por dia. E hoje temos 20. A fidelidade deste ouvinte, que nos levou a 7 milhões de visualizações mensais, é à base das novas rádios SRzd.com no Rio de Janeiro e São Paulo. As duas rádios estão 24 horas no ar com programação variada, que uni música, samba, futebol e informação. O futebol é um dos pontos altos da programação, nossas equipes de esportes foram montadas com profissionais com trajetórias na TV e em rádio. Agora, em parceria exclusiva com a Tribuna da Imprensa Sindical também pautaremos as lutas e fatos do movimento sindical”, revela Sidney Rezende.

A 2ª edição do prêmio Destaque Sindical e Destaque Liberdade de Imprensa 2018, será realizado dia 19 de setembro, quarta-feira, das 17h às 20h no confortável Plenário Evandro Lins e Silva, 4º andar da OAB-RJ. A programação você também encontra no site da OAB-RJ.

---