4.9.18

1- ABUSOS TRABALHISTAS LEVAM A MULTA DE R$ 5,3 MILHÕES NO SANTANDER; 2- APÓS PRESSÃO, O ESTALEIRO EISA DEPOSITA FGTS DE TRABALHADORES

REDAÇÃO -

A cobrança de metas abusivas e assédio moral, entre outras irregularidades trabalhistas, resultaram na aplicação de multa estimada em R$ 5,35 milhões ao banco Santander. Auditores-fiscais do Ministério do Trabalho lavraram 1.350 autos de infração, durante fiscalização em agências na região metropolitana de Belo Horizonte.

Os fiscais analisaram a política de metas do banco e concluiram que elas são abusivas. De acordo com os auditores, a exposição dos resultados de desempenho dos funcionários com rankings pregados em murais nas agências e divulgados por mensagens de celular contraria cláusula da Convenção Coletiva dos Trabalhadores. “No monitoramento de resultados, os bancos não exporão, publicamente, o ranking individual de seus empregados”, diz a norma.

A fiscalização aponta ainda que as metas são impostas sem a participação dos trabalhadores e exigem ritmo intenso de trabalho para serem alcançadas. Outro problema é que nem sempre o esforço maior implica no recebimento de valores extras.

Os auditores-fiscais realizaram entrevistas com 81 trabalhadores de 53 agências da capital mineira. Entre os entrevistados, 70% relataram sofrer ameaças de demissão caso não cumpram as metas, e 66% consideram a meta cobrada excessiva. O percentual dos que não conseguem atender as metas habitualmente é de 45%.

Adoecimento - “Os trabalhadores estão sofrendo com alto índice de doenças psíquicas como depressão, síndrome do pânico e ansiedade”, afirma Odete Cristina Reis, auditora-fiscal do trabalho que coordenou a fiscalização.

A fiscalização do Ministério do Trabalho constatou que o Santander adota jornada de 8 horas sem o pagamento de horas extras. Segundo a Convenção Coletiva dos bancários, a jornada oficial é de 6 horas e o que superar isso tem que ser considerado como hora extra. (via Agência Sindical)

APÓS PRESSÃO, O ESTALEIRO EISA DEPOSITA FGTS DE TRABALHADORES

Na última sexta-feira (31), o presidente do Eisa, Diego Salgado, informou ao Sindimetal-Rio que fez o depósito de R$ 2,5 milhões referente ao FGTS dos trabalhadores.

Vale ressaltar o esforço dos trabalhadores, junto com Sindicato, que estiveram na Caixa Econômica Federal, no Ministério Público do Trabalho e em diversos atos na porta do estaleiro.

Na última quarta-feira, mais uma vez o sindicato e os trabalhadores estiveram no Eisa para uma reunião com a direção de Estaleiro, onde mais uma vez cobraram o pagamento desse FGTS.

Nesta segunda (3), o Sindicato vai confirmar no banco este pagamento e informar aos trabalhadores sobre o processo de liberação para o saque.

Lembrando ainda que o Sindicato continua na luta para que o Eisa pague todas as verbas rescisórias devidas aos trabalhadores.

Fonte:  Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro - Sindmetal-RJ