27.9.18

EXCLUSIVO - LUCAS RUBIO PARTICIPOU DAS COMEMORAÇÕES PELOS 70 ANOS DA COREIA SOCIALISTA E REFUTA REDE GLOBO [VÍDEOS]

DANIEL MAZOLA -

Recém-chegado da Coreia do Norte, onde representou o Brasil no Seminário Internacional da Ideia Juche e nos 70 anos de fundação da Pátria Socialista, conversamos com nosso colaborador, coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical e Presidente do Centro de Estudos da Política Songun-Brasil, Lucas Rubio.

Museu da Vitória na Guerra de Libertação da Pátria na capital Pyongyang (fotos: TIS)
Após receber um convite para conhecer a Coreia Socialista, enviado pela Academia Coreana de Cientistas Sociais, órgão do governo da República Popular Democrática da Coreia, comandada pelo Marechal KIM JONG UM, Lucas Rubio aceitou o convite juntamente com o amigo Lenan Cunha, pesquisador da Política Songun. “Eu já imaginava que grandes comemorações ocorreriam nesse mês de setembro, afinal são os 70 anos de fundação da República Popular. Esse convite foi um reconhecimento sem precedentes do nosso trabalho compromissado com a história de lutas e resistência do país, trabalho quase pioneiro no Brasil”, destacou Rubio.

Com apenas 21 anos, Lucas Rubio é professor de russo e fluente em espanhol e inglês. No dia 1º de setembro, seguiu em viagem oficial “representando o Brasil e nosso povo”, disse. “Nossa viagem pela Coreia do Norte durou 10 dias, nós entramos no país após uma viagem de trem que durou 1 dia. Saímos de Pequim, capital da China, em direção a Pyongyang, capital da Coreia do Norte. Nessa viagem, tive a chance de ver o interior da Coreia do Norte”.

Em 2016, Lucas Rubio criou o Centro de Estudos da Política Songun-Brasil (política militar da Coreia do Norte), iniciativa essa incentivada pela Embaixada da República Popular Democrática da Coreia aqui no Brasil. Por ser seu organizador e agitador, torno-se o presidente desse grupo de estudos, que é constantemente noticiado na mídia estatal da Coreia do Norte pelas suas atividades na Tribuna da Imprensa Sindical, redes sociais, internet ou fora dela. Com Lucas Rubio, trabalham no Centro de Estudos outros companheiros na organização de traduções, postagens, textos, fotografias, vídeos, encontros e eventos.

Lenan, Lucas e a guia norte-coreana no Museu da Vitória
Nosso colaborador destacou que ele e Lenan (os únicos brasileiros) eram os representantes mais jovens presentes no Seminário Internacional. “Junto de nós, diplomatas, doutores, políticos e pessoas importantes. Nós, apenas dois estudantes universitários. E diante de nós, o nome de nossa pátria amada, terra do melhor povo do mundo e pela qual juramos lutar: Brasil!”, disse em tom emocionado.

coordenador do Núcleo de Política Internacional da Tribuna da Imprensa Sindical, Lucas Rubio também foi portador do documento (abaixo) de Congratulações do nosso jornal online pelos 70 anos da República Popular Democrática da Coreia, entregue ao Diretor Responsável pela Academia Coreana de Cientistas Sociais, comandada pelo Marechal KIM JONG UM.



Sobre a reportagem exibida no último domingo (23) pelo dominical Fantástico - Tv Globo, nosso colaborador foi enfático: "como podem ser tão manipuladores e farsantes, estive nas mesmas comemorações pelos 70 anos da RPDC, quanta mentira". Continuem lendo a série de reportagens exclusivas do DIÁRIO DE VIAGEM de Lucas Rubio, mas agora venha conosco nesse bate-papo (em duas partes) conhecer a verdadeira Coreia Socialista.

 Parte I

Parte II