14.9.18

O GENERAL MOURÃO, TÃO ACINTOSO E PERIGOSO QUANTO O CAPITÃO


HELIO FERNANDES -


Tenho estudado o perfil do vice de Bolsonaro pela sua origem e seu comportamento no momento. Ainda na ativa, em discurso publico, pediu intervenção militar nos pais. Na reserva continua com as mesmas ideias, mas com roteiro diferente. Só que no caminho que vem percorrendo, ele é o segundo da chapa, mas com obsessão de ser o primeiro.

Como conseguiria essa transformação inusitada, atropelando até mesmo o companheiro de aventura eleitoral? Nenhuma preocupação, não esconde a superioridade, general é general, capitão é capitão.

(No meu livro sobre Fernando de Noronha, um dos capítulos mais importantes, intitulado "O Poder Militar no Brasil", faço uma radiografia devastadora do dia humilhante e medíocre da vida nos quartéis. Escrevi isso há mais de 50 anos, Mourão e Bolsonaro não existiam, mas cabem perfeitamente no estudo. Só por causa dessa analise, vale ter sido escrito o livro e foi fundamental para a proibição).

Agora, Mourão está mais ativo do que nunca. Ganhou a presidência do Clube Militar, importantíssima para o seu objetivo. Farsante, logo no dia do atentado com dupla interpretação, pediu moderação. Agora, recorreu ao STF, quer autorização para participar dos debates presidenciáveis, apesar de ser apenas vice.

Bolsonaro e Mourão não têm a menor preocupação com o segundo turno. Têm lugar cativo nesse segundo turno. Mas nenhuma possibilidade de ir em frente eleitoralmente. Aí o perigo e o conflito com a DEMOCRACIA.

PS- O STF não pode autorizar, de modo algum, que um vice participe de debate programado para presidenciáveis.

PRENDERAM BETO RICHA NO RUSH DA CORRUPÇÃO

Em matéria de acusação, o ex-governador do Paraná acumulou um numero enorme de crimes e de parceiros. Em questão de apropriação de dinheiros públicos, não ficou um item inalcançado ou inatingido. E como parceiros, o ex-governador recrutou a mulher, o irmão, um primo.

Por enquanto, pois o chefe, líder e coordenador de tudo, é o próprio. Entrou com HC ontem mesmo, negado para ele e a ex-primeira dama Antes da mudança da capital, fui muito amigo do pai, excelente figura, senador e governador. O atual prisioneiro não havia nascido. Nasceu logo depois, com o DNA trocado e ás avessas.

No mesmo dia, ante ontem, foram presos outros 3 ex-governadores.

SUSPENSO LEILÃO DO PRÉ-SAL

Ha 5 meses foi realizado o ultimo leilão. "Foi uma vergonha", como escrevi na época. Com o petróleo em alta (nos EUA e Londres), não levaram em consideração, venderam pelo preço antigo. O Brasil recebeu a menos, entre 30 e 40 bilhões. Justificativa inacreditável, rigorosamente verdadeira, por parte da empresa: "O pré-sal não vai acabar nunca".

Estava marcado novo leilão para antes da eleição. Como o petróleo continua em alta, o governo reivindicou que no leilão os preços fossem equiparados ao mercado internacional. A Petrobras não concordou. Como para realizar leilão, a Petrobras precisa de autorização do governo, Temer não hesitou. Ontem assinou decreto, determinando que leilão só autorizado pelo próximo presidente.

Como a tendência do mercado é de alta, não haverá prejuízo.

PS- Falta explicar ou resolver. O presidente da Republica, pode trocar o presidente da Petrobras, quando bem entender.

PS2- Mas não pode fixar o preço de um barril, no leilão.