9.10.18

CONTRÔLE ELEITORAL IMPÕE EXTREMA-DIREITA NAS TRÊS ESFERAS DE PODER E ACIRRA LUTA DE CLASSES NO PAÍS

ANDRÉ MOREAU -


Ao contrário das últimas quatro eleições ocorridas após a redemocratização do Brasil, o pleito de 2018 vem expressando a gradual retomada do regime “liberal” com apoio massivo dos evangélicos, diante do apodrecimento de uma direita sustentada por parlamentares mais preocupados em se defender das ações “anti-corrupção,” do que em governar o País.

A diferença dessa fase de conquista do Estado, consiste na ascensão de representantes da extrema-direita para as três esferas de poder, fato que reforça as pretensões de setores do judiciário e dos “donos” dos meios de Comunicação públicos, operados como se privados fossem na promoção, em escala continental, da “Doutrina de Choques” de Milton Friedman, visando impor o medo através das ações de mão dura, a diminuição dos direitos da população pobre e a mudança do sistema de governo.

Os choques encobrem a criminalização dos defensores dos direitos humanos, desamparando as pessoas pobres moradoras das periferias empurradas para o estágio de miséria extrema, em função das “reformas” criminosas promovidas pelo ilegítimo governo com o aval do Congresso Nacional. O plano é reforçar a mentira de que há necessidade de uma redução do Estado, para salvar o País da “corrupção,” do “crime organizado” e da imoralidade. Tudo em conformidade com decisões do Judiciário, que decide quem deve ser condenado mesmo sem provas, como exige o nosso ordenamento jurídico, oriundo do Direito Romano e não como admite o Direito Alemão que permite em crimes contra a humanidade, condenações sem provas.

Apesar da parcialidade contra o governo da Presidenta Dilma Rousseff, acirrada a partir de julho de 2013, os Marinho foram alçados à condição de fiscais das notícias falsas, meses antes das eleições, apesar de terem herdado a mácula deixada pelo patriarca que, ao mesmo tempo em que dirigia O Globo, trabalhava a queda do Governo legítimo de João Goulart, no cargo de diretor do Departamento de Propaganda e Cinema do Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPÊS)¹, entidade fundada para preparar o golpe de Estado de 1º de abril de 1964 e dar sustentação a uma das mais longas ditaduras da América Latina.

Principais resultados da mudança do sistema de governo

Cumpre destacar que a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), dos juizes de piso e dos procuradores transformados em heróis da honestidade pelos senhores do consórcio dos meios de Comunicação, que promovem as ações “anti-corrupção,” mas ocultam que essas ações dão mais prejuízo financeiro ao País do que os “roubos” perpetrados por corruptos.

Faltando seis dias para as eleições, o Juiz Sérgio Moro divulgou trechos da delação do interno Antônio Palocci, rejeitadas pelo Ministério Público Federal, induzindo de forma significativa os resultados do citado pleito. Fazendo outro paralelo, agora com a Santa Inquisição, após determinado tempo de prisão o torturado, sem saber por que crime foi encarcerado, para se libertar do sofrimento e sair da masmorra, acusava quem interessasse que fosse acusado.

O quadro de retrocessos imposto com base na política de tolerância zero importada dos Estados Unidos, de dois pesos e duas medidas, foi agravado como planejado, visando favorecer s extrema-direita que elegeu mais de cinqüenta deputados e quatro senadores, “para a glória do senhor”.

O ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva que de acordo com os mesmos órgãos de pesquisas, teria ganho as eleições no primeiro turno, foi impedido de votar enquanto o interno do PSDB Eduardo Azeredo, condenado no esquema conhecido como Mensalão Tucano, foi autorizado a deixar o Batalhão do Corpo de Bombeiros, onde cumpre pena, na manhã do último domingo (7), pelo Juiz da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, para exercer o seu direito de voto, mas Lula, não pode exercer esse direito constitucional.

O choque causado com a repercussão da divulgação da delação de Palocci, atingiu dentre outros candidatos progressistas, a Presidenta Dilma Rousseff, que ficou de fora do Senado. Cumpre ressaltar que a Mandatária foi eleita com mais de cinqüenta e quatro milhões e meio de votos, descontados os dois milhões só recentemente reconhecidos por membros do Tribunal Eleitoral do Estado de São Paulo.

1. “Propaganda e Cinema a Serviço do Golpe – 1962/1964" livro de autoria da Jornalista e Escritora Denise Assis e contendo analise do Jornalista e Escritor José Louzeiro, sobre os filmes do IPÊS.

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI nas eleições de 2016-2019. jornalabi.blogspot.com