3.10.18

LEMBRANÇAS DE FUX, AUSÊNCIA E PRESENÇA ESDRÚXULA DE TOFFOLI; MORO CONTRA LULA; O MEDO DA ENTREVISTA


HELIO FERNANDES -


Em todos os lugares o protesto é total contra a participação do ministro Fux, anulando, sem a menor competência, a autorização de outro ministro, Lewandowski, para a Folha entrevistar o ex-presidente Lula. Esqueceram e esquecem outras decisões dele, sem direito e sem competência. Ha 4 anos, em 2015, numa liminar, AUTORIZOU milhares de magistrados, (incluindo ele mesmo) a receberem mensalmente, 4 mil e 500 reais, a titulo de AUXILIO MORADIA.

Essa liminar (e o pagamento absurdo e indevido) durou e valeu durante 2015,16 e 17. No fim de 2017, Fux devolveu a liminar ao STF, para ser votada. Está esperando pauta durante todo este ano de 2018, mas todos continuam recebendo o auxilio moradia, que não conta para fixar o teto.

Ontem, escrevendo sobre a matéria, mostrei ao presidente Toffoli do STF e do CNJ, que ele devia falar e anular a arbitrariedade praticada pelo ministro Fux, ou seria considerado cúmplice. Ele falou ontem mesmo, mas eis a barbaridade que gravou e publicou: "Não chamo de golpe ou de ditadura. Pra mim, foi o Movimento de 64". Ele deve estar sentindo o momento, e se coloca na mesma posição do ministro presidente do STF em 1937, José Linhares.

Vargas ficou no poder 15 anos, sem vice e sem jamais ter saído do Brasil. Em 10 de novembro de 1937, implantou a ditadura do "estado novo". Ostensiva, repressiva, violentíssima. Continuou sem vice, fechou a Câmara e o senado deixou aberto o STF, (presidido por José Linhares) que ratificava todos os atos ditatoriais. Incluindo a covarde, selvagem e cruel extradição de Olga (Prestes) Benario. Ela não foi extraditada para a Alemanha e sim para a Câmara de gás, que foi o que aconteceu. Com a ratificação unânime dos ministros do STF.

Em 29 de outubro (sempre outubro), Vargas foi derrubado, quem assumiu o poder foi Linhares, que comandou a eleição de 2 de dezembro.

PS- Toffoli está cuidando do futuro. Qual a razão de ter nomeado um general para seu assessor?

MORO CONTRA LULA

O juiz de Curitiba, não é tão inteligente ou competente quando imaginava. Esteve perto de se transformar em unanimidade nacional, lembrado e falado, até como presidenciável. Antes de decidir, foi aos EUA três vezes, para conversar. (Leia-se, receber as ordens definitivas). A primeira, nenhum obstáculo, liquidar definitivamente a candidatura Lula.

Condenou-o há 9 anos pela "propriedade" do triplex. Ele mesmo afirmou, quando lhe perguntaram se "tinha provas solidas e incontestáveis". Respondeu: "não tenho provas, mas confio muito nas minhas ilações e conclusões". Como 9 anos era pouco, precisava da segunda condenação para Lula ficar inelegível e ser preso, foi fácil combinar com os desembargadores do TRF4.

Mais 3 anos era facílimo, passou para 12 anos, o pessoal de Porto Alegre é compreensível. Mas a decisão de ontem, quebrando o sigilo da delação do corrupto Palocci, na parte em que acusa e denuncia o ex-presidente é incompreensível. E provoca mais desgaste para Moro. O que falam em Curitiba e Brasília: Vem ou viria por ai uma nova condenação para o ex-presidente.

Explicação: Moro teria se acertado com os americanos, e estes estariam assustados. "Apenas" com a condenação de 12 anos, com a PROGRESSÃO da pena, e o tempo de prisão, em menos de 4 anos, o ex-presidente estaria em prisão domiciliar.

Querem que Moro cuide de mais uma condenação. Concordou imediatamente. Quer ir para o STF na primeira vaga.

O MEDO DA ENTREVISTA DO LULA

Nada mais louvável, que a direção da Folha quisesse entrevistar o ex-presidente. Um jornal defender a liberdade de expressão é a consagração do jornalismo. Muito justamente consideraram que precisavam de autorização. Recorreram ao STF. Sorteado Lewandowski, ele imediatamente autorizou, nada mais compreensível que um membro do STF defenda a Liberdade de Expressão. Está na Constituição, e a função mais importante do STF é ser o guardião da Constituição.

Mas nem todos acreditam nisso. Principalmente Toffoli e Fux, infelizmente, presidente e vice do mais alto tribunal do país. Reunidos, decidiram vetar a decisão de Lewandowski. A "missão" coube a Fux, anular a decisão de Lewandowski, para preservar Toffoli.

Lewandowski não se conformou, reafirmou sua disposição, contrariando o incompetente Fux.

Toffoli entrou em cena, decidiu submeter à questão ao plenário. Que deve examinar e votar a questão hoje. Lewandowski não pode fazer mais nada, a não ser votar. Mas ontem criticou dura, pesada, publica e nominalmente os dois ministros que desrespeitaram a Constituição.

FALTAM 4 DIAS PARA A TRAGÉDIA ELEITORAL DE DOMINGO

Quinta, sexta, sábado, e o domingo da constatação da decadência nacional. Os parceiros da chapa fardada, mesmo se desentendendo e se hostilizando, consideram que sairão vitoriosos. O segundo, falastrão, garante "ganharemos, eu tomarei posse, Bolsonaro não tem condições físicas de governar". O capitão, primeiro na chapa mas não na hierarquia, tinha que responder. Mas mudou de estilo, para não provocar o parceiro. Textual: "ele não teve má fé, quis preservar minha saúde". O problema de domingo já está "precificado", como dizem no mercado.

O grande mistério é o segundo turno, que os candidatos fardados garantem que não haverá.

Portanto, nada a dizer no momento.