17.11.18

BOLSONARO CULPA SISTEMA DO TSE POR FALHAS EM CONTAS DE CAMPANHA

REDAÇÃO -


A defesa do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), enviou nesta sexta-feira (16) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um documento de esclarecimento sobre as falhas apontadas pela equipe técnica da Corte quanto à prestação de contas de sua campanha presidencial.

No documento, os advogados de Bolsonaro culpam o sistema do TSE pelo atraso na prestação de contas e afirmam que devolverão o que for considerado irregular. Para a defesa, o sistema do TSE "demorou a processar os dados" em razão "da quantidade de lançamentos, com o detalhamento dos dados dos doadores".

Como relata reportagem do UOL, os advogados argumentam que diversos chamados foram abertos pelos prestadores de contas devido a erros semelhantes do sistema. "Diante de tal fato, de conhecimento público, bem como de amplo conhecimento do setor técnico de contas dessa Corte, essa irregularidade deve ser afastada", escreve a defesa.

O órgão do TSE responsável pela análise da prestação de contas da campanha, havia pedido explicações sobre 23 pontos - entre eles 17 irregularidades - do documento entregue pela equipe de Bolsonaro no dia 9 de novembro.

Entre eles, estava o descumprimento de prazos para informe à Justiça Eleitoral de receitas e gastos, inconsistências entre dados informados pela campanha e aqueles registrados em órgãos oficiais, além de recebimento de doações de fontes vedadas.

Com a resposta da campanha, a área técnica do TSE elaborará um parecer final que deverá embasar o voto de Barroso, relator da prestação de contas de Bolsonaro. As contas serão posteriormente julgadas pelos sete ministros do tribunal. (via Rio247)