16.12.18

1- MANGABEIRA UNGER DIZ QUE ADVOGOU QUE CIRO FOSSE VICE DE LULA; 2- ACABAR COM A CORRUPÇÃO ERA PARA ACABAR COM O LULA [VÍDEO]

REDAÇÃO -

Em entrevista a Carolina Linhares, publicada na Folha de S. Paulo, o guru de Ciro Gomes, Roberto Mangabeira Unger foi questionado porque o candidato pelo PDT não venceu a eleição deste ano:


Ciro e nós, seus aliados, cometemos um erro. Havia dois caminhos. Um era acertar-se com Lula e com o PT. Aceitar ser vice de Lula para depois virar cabeça de chapa. Havia objeções a isso, devido à diferença entre os projetos par o país e à falta de confiança nos acertos do PT, que tem uma longa história de dar rasteiras. Esse caminho tinha uma consistência tática.

O outro caminho era romper desde o início com o PT. Deixar clara a diferença de projeto e oferecer-se ao eleitorado como uma alternativa mais confiável do que Bolsonaro. O erro foi ficar no meio termo. Muitos até o final continuaram a achar que o Ciro era um homem de Lula. Isso é que foi fatal.

Os dois tinham consistência. Se ele escolhesse o acerto com o PT, não havia nenhum risco de que, no poder, ele se conduziria como instrumento do lulismo. Eu advoguei essa alternativa. (via DCM)

***
ACABAR COM A CORRUPÇÃO ERA PARA ACABAR COM O LULA
(Via Conversa Afiada)