8.12.18

HOJE É DIA DE CELEBRAR A FAMÍLIA

Por TAIS FACCIOLI -


Tradicional ou moderna, grande ou pequena, discreta ou festiva, a Família é geralmente a base na vida das pessoas. Ela pode se transformar, sofrer influências de tempos em tempos, mas será sempre nosso Porto Seguro. E hoje, 8 de dezembro, é a data escolhida no calendário oficial brasileiro para celebrar esse espírito de amor que simboliza a família.

A data serve para homenagear e lembrar a importância da presença da “instituição” familiar na vida de uma pessoa, ajudando na formação da educação, cultura, da moral e da ética comum a todos.

Vale lembrar que Família não é apenas aquela que tem a mãe, pai e filhos, mas também todos aqueles que cuidam e protegem. Nos dias de hoje, muitas escolas, em vez de comemorar Dia das Mães ou dos Pais, optam por celebrar o Dia da Família como uma forma de agregar a todos os que têm responsabilidade na criação dos alunos.

Origem da data

O Decreto de Lei nº 52.748, de 24 de outubro de 1963, intitula 8 de dezembro como sendo o Dia Nacional da Família. A data foi escolhida por coincidir com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Por este motivo, a data era considerada um feriado religioso antigamente. Hoje em dia, no entanto, facultativo.

No Brasil, também se comemora o Dia da Família na Escola, em 24 de abril, instituído pelo Ministério da Educação (MEC).

Fonte: isacolii.com