2.12.18

"OS SINDICATOS DEVEM USAR SUA AUTONOMIA COLETIVA PARA ENFRENTAR A ATUAL CONJUNTURA"

REDAÇÃO -

“Os sindicatos devem usar sua autonomia coletiva para se fortalecer e enfrentar a atual conjuntura”, afirma João Hilário Valentim, Procurador do Trabalho e Coordenador Nacional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), durante sua participação no 3º Seminário Jurídico da CTB, que começou na tarde desta quinta (29), em São Paulo.

João Hilário Valentim destaca que o fim da contribuição sindical tem como objetivo "minar a ação política dos sindicatos, com isso tivemos uma redução drástica a queda das convenções e negociações coletivas", salientou. Ele ainda sinalizou que "é a primeira vez que o empregador colocou na mesa pauta de negociação pautas de reivindicação".

Valetim diz ser um escândalo o fato das empresas se recusarem a realizar o desconto aprovado em assembleia para a contribuição. Sem falar no fim da ultratividade e o agravamento de uma política autoritária, que avança no bojo de uma mudança estrutural que ocorre no mundo do trabalho em caráter mundial.

"Ainda que o tempo seja de dificuldades, reitero que temos todas as condições de renascer das cinzas tal como uma fênix e os dirigentes terão papel fundamental nesse processo. A classe trabalhadora tem a autonomia para construir uma nova realidade, uma perspectiva que ajude-nos a atravessar a atual realidade. Não devemos temer o novo e devemos testar possibilidades para criar saídas", completa João Hilário Valentim.

Fonte: Portal CTB