5.1.19

1- ONYX LORENZONI DESMENTE O PRESIDENTE E DIZ QUE BOLSONARO SE EQUIVOCOU AO FALAR QUE AUMENTOU IOF; 2- PRIVATIZAR PETROBRÁS NÃO REDUZ PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS [VÍDEO]

REDAÇÃO -

Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, desmentiu ontem (4) o chefe e disse que ele errou ao dizer que haverá aumento da alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Segundo o ministro, não existe nenhum aumento previsto.

O aumento da alíquota havia sido anunciado pela manhã por Jair Bolsonaro, que justificou a medida como uma compensação da prorrogação de benefícios fiscais às regiões Norte e Nordeste.

Onyx Lorenzoni. Foto: Reprodução/Twitter.
“Ele se equivocou. Ele assinou a sanção e também um decreto que dá a garantia à execução, sem aumento de imposto. É isso”, declarou.

Lorenzoni admitiu que o aumento foi uma das hipóteses consideradas pela equipe econômica para compensar a criação de uma nova despesa, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Mas a ideia não teria ido adiante porque o ministro da Economia, Paulo Guedes, era contrário e a ela e porque o governo tem o compromisso de não subir impostos.

De canelada em canelada, o barco vai sendo afundado pelos próprios marujos. (via DCM)

***
PRIVATIZAR PETROBRÁS NÃO REDUZ PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Refinarias brasileiras são 39% mais eficientes que americanas, que são privadas.

No dia 15 de novembro de 2018, a Petrobrás produzia gasolina a um custo de R$ 1,12 o litro. Nos Estados Unidos, as refinarias privadas tinham custo de produção de R$ 1,85 por litro. (via AEPET)