1.1.19

DIA MUNDIAL DA PAZ E OS PLANOS PARA 2019

ISA COLLI -


Mais um ano se inicia, trazendo esperança de dias melhores para todos. Não por acaso, em 1º de janeiro é celebrado o Dia Mundial da Paz. É uma data que foi criada pelo papa Paulo VI em 1967, mas é comemorada por toda humanidade.

É um dia para lutar contra as guerras, os conflitos, os preconceitos, o egoísmo, a avareza… e buscar o amor, a caridade, a espiritualidade e a união. O tema deste ano é “A boa política está ao serviço da paz”. Em mensagem aos povos, o Papa Francisco afirmou que “a política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem, mas, quando aqueles que a exercem não a vivem como serviço à coletividade humana, pode tornar-se instrumento de opressão, marginalização e até destruição”.

Mudança de vida

A virada do ano também é um bom momento para mudar as coisas que estão ruins na nossa vida e traçar novas metas. Veja algumas dicas:

– Tenha foco e escolha metas possíveis de serem cumpridas.

– Anote tudo num papel para que você possa riscar os objetivos que já foram alcançados.

– No meio do ano, faça um balanço do que você já conseguiu realizar e reavalie o que precisa mudar. Exemplo: se você planejou emagrecer por conta própria e, em junho, ainda não conseguiu perder uma grama, considere a possibilidade de buscar ajuda de um nutricionista.

– Em alguns momentos, procure trocar o celular, Facebook ou a internet por um bom livro.

– Visite mais os familiares e amigos.

– Aproveite o momento para reorganizar seu orçamento, corte gastos supérfluos e tente pensar uma forma de ganhar dinheiro extra. Se você tem habilidades culinárias, que tal vender pão de mel ou brigadeiro gourmet?

– Se tiver oportunidade, volte a estudar. Você vai renovar sua rede de contatos profissionais e se manter atualizado.

– Cuide do seu corpo. Faça uma atividade física.

– Cuide do seu espírito. Frequente as atividades propostas pela sua religião.

– Não desista dos planos que traçou. Lembre-se que eles vão tornar a sua vida melhor.