15.1.19

GOVERNO DO ESTADO PROIBIU PEÇA NA CASA FRANÇA BRASIL

ALCYR CAVALCANTI -

Secretaria de Cultura Estadual proíbe performance.

Foto Alcyr Cavalcanti - all rights reserved.
A Secretaria Estadual de Cultura cancelou a exposição com performance de "Literatura Exposta" na Casa França Brasil no Centro da Cidade. Estaria também incluída uma performance do grupo "Es uma Maluca"com críticas ao período militar dos anos 60, com mulher nua que interagiria com  a obra "A Voz do Ralo é a Voz de Deus".

Quando de sua inauguração há um mês a performance já havia tido problemas com a direção da Casa França Brasil.Para o Governo Estadual houve um descumprimento de cláusulas contratuais que não previam a performance. Para o governador Witzel não houve cumprimento de contrato pois muitos detalhes não foram apresentados no contrato. A curadoria através de Álvaro Figueiredo desmente a versão. O Coletivo "Es uma Maluca" fez um protesto no final da tarde em frente à Casa França Brasil que ficou fechada e com policiamento reforçado.O protesto fez a performance da mulher com centenas de baratas saindo pelo ralo em uma dura crítica à tortura durante os anos de chumbo. Para membros do coletivo o que aconteceu foi um ato de censura, que não deve acontecer pois é uma violação da liberdade de expressão.