15.2.19

“ELES JÁ SABIAM DO RISCO”, DIZ AGRICULTORA DE BRUMADINHO QUE RECEBEU VISITA DE TÉCNICOS DA VALE

REDAÇÃO -

A agricultora Soraia Aparecida Campos Nunes, 40 anos, moradora do Parque das Cachoeiras, um bairro rural na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, afirma que recebeu em sua propriedade uma visita de técnicas da Vale em novembro. "Eles visitaram nossa propriedade perguntando se teríamos uma rota de fuga caso a barragem rompesse. Perguntamos se existia esse risco. Disseram que não, que era uma medida preventiva. Mas com certeza eles já sabiam", disse ela à Revista Forum.

Ela disse que a mineradora não está atendendo às reivindicações dos moradores. "Nós, produtores rurais, pegamos dinheiro do banco para podermos trabalhar. A vale quer doar R$ 15 mil para cada produtor. Eu, a minha dívida é de R$ 32 mil. Tem produtores que é R$ 150 mil, que se endividaram para comprar trator, caminhão. Eu digo para a Vale que R$ 15 mil não resolve nosso problema. A gente quer que essas dívidas sejam quitadas", acrescentou.

Leia a íntegra na Revista Forum