14.2.19

"MINHA HISTORIA", MICHELLE OBAMA

HELIO FERNANDES -


Acabei de ler a sua interessantíssima narrativa de vida. Nascida pobre, quase miserável, negra, morando até a adolescência, num quarto e sala com o irmão, o pai e a mãe. Surpreendentemente, aos 22 anos, conquistava o segundo diploma universitário, em Universidades famosas e respeitadas. O primeiro, em Princeton, o segundo em Harvard.

2 anos depois, chefiava um dos escritórios mais importantes de advogados de Nova York. Foi vivendo, crescendo, se desenvolvendo, até ser a única ex-Primeira Dama a contar como foram seus 8 anos na Casa Branca. Conheceu Obama 10 anos antes, se apaixonaram quase que imediatamente. Moraram 3 ou 4 anos juntos, só aí pensaram em se casar.

Ele era uma notável vocação política, ela detestava política. Mas isso não os separou. Ele se elegeu senador estadual, depois Federal. (Lá existem os dois). Logo se destacou, já era um nome presidenciável. A pressão sobre ele, irrecusável. Até que no meio do mandato, em Ilinois, aceitou a candidatura, foi eleito, 2 meses depois entrava na Casa Branca.

Michelle não podia escapar ou fugir da comparação entre sua moradia de criança e adolescente e  de agora. Diz: "A ala residencial da Casa Branca, tinha 57 aposentos. Eu e Obama dormíamos num quarto 10 vezes maior do que o apartamento em que nasci, cresci e vivi". Destacou-se de tal maneira, que o Partido Democrata, sem conversar com ela, esperava que disputasse a indicação na convenção.

O livro tem 440 paginas. Reservou para a última, a confissão irrevogável: "JAMAIS disputarei qualquer eleição".

PS- Os Democratas perderam Michelle, podem estar ficando mais perto de Michel (Bloomberg).

PS2- Ele foi 13 anos prefeito de Nova York, nas 3 seu objetivo era a presidência da República. Democratas e Republicanos já tinham candidatos.

PS3- Agora, acabou de fazer uma declaração pública: "Separei entre 1 e 2 bilhões de dólares, para a campanha presidencial". A legislação americana permite isso.

PS4- As revistas de fofocas financeiras colocam Bloomberg com patrimônio de 13 bilhões de dólares. Ele está muito mais perto de ser candidato do que nas 3 vezes anteriores.

PS5- Se tiverem tempo, ou sem ler alguma coisa interessante, acompanhem a "Minha história", não ficarão decepcionados.