14.2.19

MORO TENTA INOVAÇÕES NOS PROJETOS

HELIO FERNANDES -


Copiadas dos EUA, mas citáveis e examináveis. O próprio Moro fala nisso, não em caráter executivo. Está mudando. Nos Estados Unidos não existe delação (prova de mal caráter, indignidade, deslealdade) e sim colaboração. É feita investigação, preso o acusado, ele confessa o crime. Aí, está tudo encerrado. O juiz que comanda o processo, aplica a pena bastante reduzida em relação à condenação prevista em lei.

Não existe acúmulo de processos, as penitenciárias só recebem os criminosos altamente perigosos, digamos, que matam, que praticam crime sexual, que não chegam a 5% do total.

Evandro Lins, meu primeiro advogado (junto com o irmão, grande figura, pai do Técio, que com 12 anos já ficava fuçando no escritório), em 1957 já pregava que mandando prender qualquer um, e enviando para as penitenciárias, ficaríamos reféns desses criminosos. Exatamente o que está acontecendo hoje, Evandro já defendia há 62 anos.

Foi feita uma pesquisa anteontem, e 33 mil juízes de várias instâncias, defendem a utilização no Brasil, dessa legislação.

BOLSONARO: CRIMES DO PASSADO DE BOLSONARO SÃO ANULADOS NO PRESENTE

Os processos contra ele tem mais de 10 anos, quando ele era um simples deputado. Insultou a deputada Maria do Rosário, e fez um discurso da tribuna elogiando o maior torturador de toda a ditadura, o coronel Ustra, e disse sem o menor constrangimento ou vergonha, "É o meu grande ídolo". Agora, um ministro do STF, Luiz Fux, no presente, anula os crimes do passado.

Qual a explicação que o ministro dará aos colegas e à opinião pública? Naturalmente ele está seguindo a escola Gilmar Mendes, que já declarou várias vezes, "Quando voto, nem quero saber a quem vou agradar ou desagradar". Inacreditável, mas isso acontece, repetidamente no mais alto tribunal do país.

CPI DA VALE

Rodrigo Maia coordenou e garantiu a CPI da maior criminosa do país. Os lobistas cúmplices da empresa, queriam CPI mista, Câmara e Senado. O presidente Maia e os bem informados, estão fartos de saber. Todas as CPIs mistas, depois de meses e meses, naufragaram. Foram arquivadas sem resultado.

Segunda feira, o presidente da Câmara pretende notificar os partidos para indicarem os membros.

A MORTE DE BIBI FERREIRA

O pais perdeu uma das suas maiores personagens artísticas e culturais. Eu nem pude me despedir de amiga de 70 anos, de relacionamento e convivência agradabilíssima, ela 96 anos, eu 98.

Atriz, cantora, extraordinária diretora. Estava em plena atividade. Carismática, lindíssima, lembrava sempre Edith Piaf, a quem representou no teatro, numa exibição lembrada  até hoje.

Ah! Bibi, que saudades em quem apenas conheceu a interprete genial. E mais ainda quem a conheceu no palco e fora dele.