14.2.19

PAULO GUEDES, ALÉM DE CORRUPTO, FAZ APOLOGIA A PINOCHET, O MAIOR DITADOR E TORTURADOR DAS AMÉRICAS!

EMANUEL CANCELLA -

Dossiê Pinochet: Chicago Boys no Chile, a inspiração de Paulo Guedes e o modelo para Bolsonaro (8).


Paulo Guedes deu rombo nos fundos de pensão das estatais de um BI de reais, dentre eles o da Petros. E agora, por esse rombo, os petroleiros, ativos e aposentados, é que estão pagando com 13% de seus salários e por 18 anos (7).

Enquanto os petroleiros pagam a conta do rombo de Paulo Guedes, ele, que já levou os aposentados chilenos ao suicídio, agora vai levar os brasileiros à morte, com a sua reforma da Previdência no Brasil, no mesmo modelo que ajudou a fazer no Chile.

Paulo Guedes é formado na década de 80, em Chicago, nos EUA, fazendo parte de um grupo ultradireitista conhecido como Chicago Boy’s, os quais alguns ajudaram a implementar a mudança da aposentaria no Chile.

Veja o cenário da introdução da privatização da previdência chilena de Paulo Guedes, Jorge Selume e Pinochet:

“Neste contexto da versão sinistra da repressão – com a exumação de covas clandestinas, cujos corpos eram preparados com trilhos de aço atados aos pés e jogados de helicópteros ao Pacífico – o brasileiro Paulo Roberto Nunes Guedes é convidado por seu colega chileno na Universidade de Chicago, Jorge Selume Zaror, para dar aulas na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade do Chile, que Selume comandou como decano, de 1981 a 1985” (4).

No lugar da conhecida Previdência, o Chile colocou em prática algo que só existia em livros teóricos de economia, quando cada trabalhador faz a própria poupança, que é depositada em uma conta individual, em vez de ir para um fundo coletivo (1).

Agora, quando o novo modelo começa a produzir os seus primeiros aposentados, o baixo valor das aposentadorias chocou: 90,9% recebem menos de 149.435 pesos (cerca de R$ 694,08) (1). Assim previdência do Chile foi privatizada e agora, enquanto os aposentados chilenos são recordistas em suicídio, os bancos comemoram resultados fantásticos, um deles o banco Pactual, que era de Paulo Guedes (2,3).

Desdenhando dos milhares de vítimas chilenas da ditadura de Augusto Pinochet, o mais sanguinário dos ditadores de nosso continente, bem como em total desrespeito aos aposentados chilenos, levados ao suicídio pela reforma da Previdência que ajudou a criar, diz Paulo Guedes: “Pinochet fez do Chile uma Suíça”.

Fonte: