23.3.19

KLEE PINTOU OGUM

LUIZ ANTONIO SIMAS -

A "Blaue Nacht", de Paul Klee, de 1937, exposta no Kunstmuseum de Basel, mora na encruzilhada da grande noite em que vive Ogum, o artista do ferro, delicado artesão do azul.


Ogum, na mitologia dos iorubás, é o herói civilizador e senhor das tecnologias e artes. Ensinou a Oxaguiã como fazer a enxada, a foice, a pá, o ancinho, o rastelo e o arado. Permitiu assim que o cultivo do inhame salvasse da fome o povo de Ejigbô. Em agradecimento, Oxaguiã passou a usar em seu axó funfun [roupa branca] um laço azul - a cor de Ogum.

Ogum também ensinou aos orixás como moldar na forja adornos que enfeitam as danças dos deuses. Desprovido de ambições materiais, recusou a coroa e entregou a riqueza que acumulara a uma vendedora de acaçá que pedia esmolas.

Ogum é irmão de Exu. Recusou oferendas. Mandou que os presentes fossem entregues a Exu: quem agrada ao meu irmão, me agrada. Ao burburinho das cortes, preferiu a solidão das matas ao lado de Odé. Aos trajes suntuosos, preferiu a simplicidade das franjas das folhas do dendezeiro.

Ogum virou general para acabar com as guerras. Ajagunã brigava sem parar e não atendia aos apelos de nenhum orixá. Ogum se aproximou de Ajagunã e disse: Babá, me entregue as armas e o escudo; eu faço a guerra para que o senhor descanse. Ajagunã entregou os utensílios de batalha a Ogum - que prometeu jamais usá-los em um conflito desnecessário.

No Brasil e em Cuba, a face mais marcante do orixá - a do ferreiro, patrono da agricultura, professor de Oxaguiã, inventor do arado, senhor das tecnologias que mataram a fome do povo e permitiram a recriação de mundos como arte - praticamente desapareceu. Prevaleceu o perfil do guerreiro implacável. É compreensível.

A agricultura nas Américas estava ligada ao horror da escravidão. Como querer que o escravizado, submetido ao infame cativeiro, louvasse os instrumentos do cultivo? Como enxergar no arado, na enxada e no ancinho instrumentos de libertação, quando os mesmos representavam na diáspora o horror e o fruto da colheita não pertencia a quem arava o solo?

A arte da criação, a sofisticação do artesão e o exercício da simplicidade são, para os filhos de Ogum, um descanso na loucura.

Klee pintou Ogum.

Fonte: Facebook