25.3.19

NOTA DE REPÚDIO DA USEAM CONTRA AS FALAS DOS DEPUTADOS DO PSL RODRIGO AMORIM E ANDRÉ KNOPLOCH

REDAÇÃO -


Nota de Repúdio da USEAM contra as falas dos deputados Rodrigo Amorim e André KnoPloch do (PSL) ao afirmar que odeia os povos indígenas, em seu ato insano de invadir uma terra SAGRADA que a Aldeia Maracanã, e contra todas as formas de racismo e discriminação.

Os povos indígenas do Brasil questionam,repudiam a postura do deputado Rodrigo Amorim ,e do André KnoPloch todos do (PSL Rio) aliados do governo Bolsonaro na Assembleia legislativa do Estado do Rio de janeiro, e do governo do estado WITZEL.

As Palavras desses deputados, ao dizer que odeia os povos indígenas, alertaram para o fato de que tal conduta se caracterizada como ato de discriminação e racismo.

A cultura ancestral indígena, foi alvo de agressões verbais e coação desses deputados do PSL representante de Bolsonaro. Atitude desses deputados do (PSL) RIO, isso reflete o racismo estruturante de uma realidade de desigualdade e discriminação contra os povos indígenas.

A Lei 7.716/1989 e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010) definem o Racismo como crime inafiançável, inaceitável e indefensável, denunciado pela resistência ancestral e pelos movimentos indígenas do Brasil em sua luta contra o mito da democracia racial.

Assim, atos que envolvem denúncias de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, devem ser devidamente apurados e, quando for o caso, punidos.

A USEAM - Universidade dos Saberes Étnicos Aldeia Maracanã manifesta publicamente repudiando toda e qualquer manifestação de preconceito os povos indígenas, que vem sendo historicamente discriminados neste País Desde 1500.

Brasil, 24 de março de 2019.

(USEAM) UNIVERSIDADE DOS SABERES ÉTNICOS ALDEIA MARACANÃ

---
Saiba mais: