5.3.19

O BODE QUE DÁ COICE NO TANQUE É A ESPERANÇA DE UMA "SOCIEDADE MENOS MALVADA" COMO SONHAVA PAULO FREIRE - "O TUIUTI ME REPRESENTA"

ANDRÉ MOREAU -


imprensa conservadora que não está disposta a informar o público, tentou abafar a força do Samba Enredo "O Salvador da Pátria" da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, mas mesmo assim os carnavalescos  levaram o mundo a refletir sobre o fato de que, do bode io-io eleito no Ceará, ao bode impedido de concorrer nas últimas eleições, não existem diferenças.

O problema tratado de forma lúdica, no Sambódromo, é atemporal. "Vendeu-se o Brasil num palanque da praça". Assim como, os apresentadores da Globo restringiram os comentários sobre o significado do bode io-io na atualidade, na tentativa de impedir parte da classe média de chegar à conclusão óbvia de que assistiu a mudança do sistema de governo, como gado. "E ao homem, serviu ferro, lodo e mordaça". Políticas que estavam dando certo, foram derrubadas. Assim como as barragens da Vale, de Mariana e Brumadinho.

A satanização nos meios de Comunicação dos marinhos, promoveu o Impeachment, sem mérito ou em português coloquial, o golpe de Estado. Em meio aos choques de desinformação sobre o desmonte da Consolidação das Leis do Trabalho, o bode com "cabelo na venta" que seria eleito nas últimas eleições foi amarrado ao pé da mesa, na sala de Curitiba.

Em meio ao aumento das doenças, os golpistas cortaram verbas para preservação do meio ambiente, educação e saúde. O congresso aprovou o Projeto de Emenda Constitucional do Teto de Gastos que acabou com  investimentos que favoreciam o Povo e congelou os auxílios básicos por vinte anos. As ações contra o bem estar social, vem arrastando os pobres ladeira abaixo, para o estado de miséria extrema.

E agora, os "canalhas" se apresentam nos noticiários dos meios de Comunicação de massas que alçaram os reacionários ao poder, defendendo o desmonte da Previdência Social, assim como no Chile, do ditador Pinochet, contra os trabalhadores que hoje preparam uma greve geral a ser realizada em abril, "Por um Chile justo," visando chamar a atenção para a onda de suicídios dos idosos aposentados em condição de miséria extrema.

---
*André Moreau, é Professor, Jornalista, Cineasta, Coordenador-Geral da Pastoral de Inclusão dos "D" Eficientes nas Artes (Pastoral IDEA), Diretor do IDEA, Programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói e Coordenador da Chapa Villa-Lobos – ABI – Associação Brasileira de Imprensa, arbitrariamente impedida de concorrer à direção da ABI nas eleições de 2016-2019 jornalabi.blogspot.com