21.3.19

SINDICALISTAS SÃO PERSEGUIDAS PELA EMPRESA MICROCAMP

REDAÇÃO -


Recebemos na última quinta-feira, 14 de março, e-mail do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas, Cursos e Lan House e, Provedores de Internet do Estado do Rio de Janeiro (Sindierj), Claudemis Lopes da Cunha, denunciando a empresa Microcamp São Gonçalo por práticas antissindicais.

O presidente disse que a vice-presidente do sindicato, Fábia da Conceição Araújo Vaz, foi demitida por justa causa e segundo a entidade pelo simples fato dela ter sido eleita vice-presidente do sindicato. Na nota consta: “Vale lembrar que a declarada perseguição, se inicia, logo após a sua eleição no sindicato. Atos facilmente comprovados como práticas antissindicais.”

Este ato da empresa fere a Convenção 98 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que fala sobre os trabalhadores gozarem de adequada proteção contra qualquer ato que tende a diminuir a liberdade sindical.

As acusações da empresa, segundo Claudemis é fraca e não corresponde à verdade. O sindicato já fez uma reclamação na Delegacia Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, mas até o momento nenhuma medida foi tomada. O que o sindicato quer é a readmissão da vice-presidente.

Além da vice-presidente, a tesoureira do sindicato Marcelle Aquino voltou de férias e recebeu uma advertência e está isolada dos demais funcionários por ordem da diretora Alessandra Mattos, diretora regional da Microcamp.