6.4.19

CHAPA DE OPOSIÇÃO - BARBOSA LIMA SOBRINHO - É PROTOCOLADA NA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA

ILUSKA LOPES -

Com a missão de tirar a Associação Brasileira de Imprensa do desalinho político e melhor preservar o patrimônio, a estabilidade administrativa e a segurança financeira da Instituição foi protocolada na sede da ABI nesta sexta-feira (5) a chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO. O jornalista, professor e escritor Ivan Cavalcanti Proença concorre à presidência da Casa para o triênio 2019-2022, para o cargo de vice-presidente o destaque é o advogado militante e dirigente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Washington Luiz Pinto Machado.

Nomes de destaque como Helio Fernandes, Bernardo Cabral, Paulo Gomes Neto, Maria Igenes da Costa Duque Estrada, Siro Darlan, Ricardo Cravo Albin, Sergio Caldieri, Olga Amélia, João Batista Damasceno, Geraldo Pereira e Robson Algusto da Silva compõem a chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO que tem eleição marcada para o fim desse mês.

O grupo propõe resgatar o protagonismo de lutas da entidade, a Casa de BARBOSA LIMA SOBRINHO, o bravo lutador que sempre buscou “assegurar e ampliar as conquistas sociais do povo brasileiro, (...) e tendo por finalidade maior a defesa da ética, dos direitos humanos e da liberdade de informação e expressão.” (Art. 1º do Estatuto da ABI). Também defende que as prestações de contas da entidade voltem a ser transparentes. "Temos que dar um BASTA na ‘inquisição’ que se transformou a Casa das Liberdades e dos Direitos Humanos", ressalta Helio Fernandes, decano do jornalismo brasileiro que por quase 50 anos foi dono e diretor do jornal Tribuna da Imprensa.

Nesse ambiente de fragilidade democrática que atravessa o país, a campanha da chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO será em defesa das Lutas Democráticas e dos princípios estatutários da entidade. O papel da “(...) Associação Brasileira de Imprensa, na qualidade de fórum da sociedade civil, é promover e articular movimentos em defesa do patrimônio e da soberania nacionais” (Artigo 2º do Estatuto).

"A histórica entidade demanda profunda reestruturação, e tem responsabilidades que vão além da defesa da categoria, a ABI tem responsabilidade com a Democracia real, os Direitos Humanos e a defesa incondicional do Povo brasileiro", enfatizou o diretor de O Fluminense, Ralph Lichote, que divide a coordenação da chapa com o editor da Tribuna da Imprensa Sindical e ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, Daniel Mazola.

Segue o documento protocolado na comissão eleitoral:

Saiba mais:

ABI NO BANCO DOS RÉUS