10.4.19

COLAPSO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL

LUIZ ANTONIO SIMAS -


1. O prefeito Crivella está lembrando o Francisco de Castro Moraes, o Chico Vaca, que governava a cidade em 1711, quando o Rio foi sequestrado por piratas franceses, numa história das mais mirabolantes que os cariocas já viveram.

2. Com 18 navios e cerca de 6 mil homens, René Duguay-Trouin já rondava a cidade há uma semana. O governador considerou que a ameaça dos piratas era improcedente, relatos mais alarmistas eram boatos e relaxou no sistema de defesa. Quando a invasão se consumou, Chico Vaca sumiu.

3. Antes de sumir, o nosso governante tomou uma decisão importante: passou o comando da cidade para Santo Antônio, empossando uma estátua do santo na chefia da segurança pública.

4. O fato é que a população teve que se virar. Duguay-Trouen exigiu um resgate de 610 mil cruzados, 100 caixas de açúcar e 200 bois para não destruir completamente o Rio. Depois de três meses de sequestro, os franceses, que já tinham saqueado a cidade toda, se mandaram.

5. O desaparecido Chico Vaca acabou denunciado por supostamente ter ajudado piratas a negociar bens roubados com os cariocas para efeito de resgate. Sim, os piratas vendiam os produtos para aqueles que tinham sido assaltados, Eu te roubo e vendo o que roubei pra você mesmo.

6. Um problema do prefeito Crivella, que parece desconfortável no cargo feito o soviético que marcou o Garrincha na Copa de 1958, é que como bispo neopentecostal ele não vai nem nomear algum santo - eu sugeriria São Jorge, Santo Antônio ou São Sebastião; Ogum, Exu e Oxóssi nas nossas macumbas - para defender os cariocas do perrengue diante do colapso do poder público municipal.

Fonte: Facebook