25.4.19

MORREU O SEGUNDO ATINGIDO POR UM DOS 80 TIROS DE FUZIS MILITARES

HELIO FERNANDES -


Os criminosos, (além do mais, mentirosos e mistificadores) responderão perante a Justiça Militar. No dia da segunda morte, apareceu na televisão, fardado, um general de 4 estrelas, Comandante do Exercito do Sudeste, (não é pouca coisa) comentando a "lamentável fatalidade". Durante a ditadura de 64, (e em todas as outras) civis respondiam perante juízes militares.

Junho de 1967. Eu já estava cassado, preso varias vezes, (duas no DOI-CODI, uma na Policia do Exercito) fui intimado a ir depor na nona Vara Militar. Fui com Sobral Pinto, ficamos esperando de 1 ás 4. Quase encerrando o  expediente, o major(fardado) que presidia os trabalhos, chamou Sobral, disse," pode defender seu cliente".

Sobral não hesitou, perguntou: "O senhor é analfabeto? Acima da sua cabeça, tem uma placa, onde está escrito:nona Vara Militar. O senhor está vendo o meu cliente fardado?". O major ficou furioso, gritou: "O senhor está se aproximando da insubordinação". Sobral respondeu: "O senhor já desrespeitou a lei, quer julgar um civil jornalista".

O major tocou a campainha, apareceu um sargento, recebeu a ordem: "Recolha o doutor Sobral". Nos círculos militares e policiais, essa palavra é sinônimo de prisão.Para mim ele falou:" Pode se retirar, receberá outra intimação, não pode depor sem advogado".

Sai quase correndo, movimentei os círculos mais altos dos jornais, dos advogados, escritores, OAB, começou uma batida por toda a cidade, para encontrar o famoso advogado. Quase 2 dias depois, foi localizado numa antiga delegacia policial, desativada. Perto da Central do Brasil. Doutor Sobral e um vigia, que não sabia o que estava acontecendo.

PS- MEMORÁVEL.