11.4.19

PIONEIRO NO JORNALISMO INVESTIGATIVO DECLARA APOIO A CHAPA BARBOSA LIMA SOBRINHO-ABI [VÍDEO]

ILUSKA LOPES -

José Carlos de Assis, jornalista, escritor, economista e Doutor em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ, autor de mais de 20 livros sobre economia política e colaborador do site Tribuna da Imprensa Sindical declara apoio à chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO, "A única capaz de realinhar os rumos da entidade de lutas cívicas que sempre defendeu a soberania do país e os direitos humanos", disse o jornalista.

J.Carlos de Assis e Daniel Mazola - editor da Tribuna da Imprensa Sindical, ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, que concorre no próximo dia 26 de abril na Chapa Barbosa Lima Sobrinho (Foto: Iluska Lopes)
Nasceu na cidade de Marlieria, no Vale do Aço no Estado de Minas Gerais, em 14.09.1948. Chegou ao Rio de Janeiro em 1970, foi morar no bairro do Catete e de lá nunca mais saiu. Foi professor de Economia Internacional na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é pioneiro no jornalismo investigativo brasileiro no período da ditadura militar de 1964.

Nos livros do escritor José Carlos de Assis podemos ver uma enorme relação de escândalos no período da ditadura. Um deles, o mais famoso, "A Chave do Tesouro, anatomia dos escândalos financeiros no Brasil: 1974/1983", onde se revela diversos casos de corrupção. Caso Halles, Caso BUC (Banco União Comercial), Caso Econômico, Caso Eletrobrás, Caso UEB/Rio-Sul, Caso Lume, Caso Ipiranga, Caso Aurea, Caso Lutfalla (família de Paulo Maluf, marido de Sylvia Lutfalla Maluf), Caso Abdalla, Caso Atalla, Caso Delfin (Ronald Levinsohn), Caso TAA. Cada caso é um capítulo do livro. Os escândalos financeiros trouxeram prejuízos inimagináveis à economia daquela época.

Em 1983 o Prêmio Esso de Jornalismo contemplou as reportagens sobre o caso Delfin (BNH favorece a Delfin), do jornalista José Carlos de Assis, na categoria Reportagem, e sobre a Agropecuária Capemi (O Escândalo da Capemi), do jornalista Ayrton Baffa, na categoria Informação Econômica.

Assim como outros mestres do jornalismo, José Carlos de Assis está com a  Chapa BARBOSA LIMA SOBRINHO. Confira: