5.5.19

PROFISSIONAIS DO MAIS MÉDICOS ANUNCIAM PARALISAÇÃO NO DIA 8 EM SÃO PAULO

REDAÇÃO -

Profissionais do programa Mais Médicos, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na cidade de São Paulo, vão paralisar os atendimentos na próxima quarta-feira (8). Os médicos pedem um posicionamento da prefeitura em relação à renovação de cerca de 50 contratos.


Em carta aberta à população, os profissionais afirmam que, até o momento, a administração municipal não deu "nenhuma resposta concreta".

Eline Ethel é uma das trabalhadoras do programa. Segundo a médica, "a prefeitura não está demonstrando interesse em renovar os contratos. Isso gera muita angústia principalmente nos pacientes". Segundo ela, os médicos que participam do programa realizam 8 mil atendimentos por mês em São Paulo.

"No dia 8 de maio vamos fazer uma paralisação para pedir uma resposta para podermos falar com nossos pacientes", explica. Os profissionais atuam na atenção básica e na estratégia de atendimento à família.

De acordo com o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), a não renovação dos profissionais pode piorar o atendimento na cidade, tendo em vista que "o quadro de profissionais já é deficitário na Atenção Primária à Saúde (APS)". A entidade destaca ainda que "a população não pode arcar com o ônus de não ter esses profissionais. Caso os contratos não sejam renovados, os moradores das periferias serão os mais prejudicados".

A paralisação dos profissionais do programa Mais Médicos será realizada na próxima quarta-feira, dia 8 de maio, quando ocorrerá um ato em frente à Secretaria da Saúde, às 9h.