27.6.19

GUEDES: PREOCUPADO NÃO VAI AO G-20, COM MEDO DE PERDER A PREVIDÊNCIA

HELIO FERNANDES -


Está assustado e pessimista. Tenho dito e insistido, não existe possibilidade da Nova Previdência ser derrotada. Precisam de 308 votos, têm garantidos, certíssimos, entre 318 e 330. Se houver erro de calculo, a previsão e expectativa é para mais e não para menos.

Não tenho a menor idéia nem consigo identificar a razão do ex-super poderoso ministro ter perdido o tão badalado otimismo. E a reviravolta da convicção, não atingiu apenas a votação, mas contaminou a importantíssima tramitação.

A segurança do ministro na movimentação de números e prazos, a "economia será de 1 trilhão em 10 anos". Se fartou de apregoar: "Não existe a menor hipótese de conversarmos sobre resultado abaixo desse TRILHÃO".

E foi mais longe. Numa espetacular exibição de otimismo inexplicável, aumentou a economia nos mesmos 10 anos, para "1 trilhão, 260 bilhões". Não teve o menor constrangimento em aumentar sua expectativa "em 26 por cento".

Só que agora, ao anunciar que não vai viajar, jogou fora e decepcionou os que acreditavam, primeiro no TRILHÃO intocável, depois aumentado em esperançosos 26 por cento. Sua meta, segundo ele mesmo, caiu abaixo do trilhão, ficou em 960 bilhões.

E o novo total, (1 trilhão 260 bilhões ) foi soterrado ou ultrapassado pela realidade?

PS- De qualquer maneira, economistas independentes, especialistas sérios, jamais ultrapassaram a casa dos 700 bilhões.

PS2- Nesse retrocesso da esperança e da expectativa, talvez o ministro chegue a esses 700 bilhões.

PS3- Suas afirmações, promessas e garantias, não têm muito crédito.

PS4- Antes de tomar posse, retumbou: "Vou privatizar 400 estatais e faturar 800 bilhões".

PS5- Não se sabia da existência dessas 400 estatais. E os compradores não apareceram.