7.6.19

LÍDERES DA CHINA E RÚSSIA CELEBRAM O 70º ANIVERSÁRIO DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS PREVENDO ESTABILIDADE GLOBAL

ANDRÉ MOREAU -

Mandatários da Federação Russa e da República Popular da China celebram o 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas (5), aberto com uma grande cerimônia de recepção para o presidente Xi Jinping, no Kremlin, organizada pelo presidente Vladimir Putin, na qual foi assinada a declaração conjunta de elevação das relações bilaterais, incluindo mais de 30 contratos, em diversas áreas, o que prevê desenvolvimento social e melhoria econômica através de várias esferas, para todos os povos.

Xi Jinping, Vladimir Putin.
A presença do gigante asiático no Fórum Internacional Econômico de Petersburg (6), dará impulso às relações de alto nível entre empresários da comunidade econômica de todo o mundo.

Quando se dirigia ao Teatro Bolshoi da Rússia, Putin lembrou que as relações bilaterais geraram resultados extraordinários ao desenvolvimento global nas últimas sete décadas (até 2018 atingiram a soma de cem mil milhões de dólares). “Com apoio e assistência recíprocos, os dois países promoveram suas relações a um alto nível jamais antes alcançado,” ajudando a garantir segurança, estabilidade internacional, regional, diminuindo conflitos que afligem a humanidade.

Sob a ótica da “boa vizinhança e cooperação de benefício mútuo” os dois chefes de Estado firmaram acordos que incluem coordenação estratégica visando gerar melhores condições para todos os povos na nova era que se anuncia, de expansão da educação e de novas tecnologias, elevando “os laços bilaterais para um nível mais alto”.

A simplicidade e a objetividade da China-Rússia nas relações diplomáticas internacionais

Ao se referir aos assuntos internacionais - governança global -, o presidente Xi Jinping, destacou as contribuições da Rússia e da China, para manter a paz e a estabilidade mundial, assim como a imparcialidade e a justiça internacional. O presidente chinês classificou o 70º aniversário da relação diplomática China-Rússia, como um novo ponto de partida, que exigirá empenho na realização das mudanças necessárias, objetivando atender as expectativa cada vez maiores dos povos da Rússia, da China e da comunidade internacional, reconhecendo que o mundo está passando por mudanças profundas, sem precedentes em um século. Xi disse que a China e a Rússia estão assumindo uma expectativa muito maior.

O presidente Xi Jinping falou sobre a importância de aumentar os intercâmbios entre pessoas e destacou o plano para o ano de inovação científica e tecnológica China-Rússia de 2020 a 2021 que será bem projetado. Em seguida lembrou que a China e a Rússia são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e que continuarão trabalhando com a comunidade internacional, visando assegurar a ordem internacional que se baseia no direito internacional com a ONU no núcleo. O presidente da República Popular da China, Xi Jinping, ressaltou ainda a importância do sistema de comércio multilateral, para trazer energia positiva à situação internacional, complicada e gerar a construção de uma comunidade melhor para todos.

A estabilidade alcançada graças a relação diplomática China-Russia

Após as calorosas boas-vindas pela visita, dadas ao seu velho amigo Xi, o presidente Vladimir Putin lembrou que os esforços conjuntos de ambos os lados, desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há 70 anos, possibilitaram a elevação das relações China-Rússia ao alto nível em que se encontram e que os intercâmbios e a cooperação bilateral em todos os sentidos, têm sido frutíferos, permitindo através da parceria de coordenação estratégica abrangente Rússia-China a geração de uma força que vem possibilitando a segurança e a estabilidade estratégica de outros países. Em seguida Putin falou que a visita de Xi tem um grande significado na situação internacional, complicada e volátil, já que injeta forte ímpeto ao desenvolvimento dos laços Rússia-China, na nova era.

Foram tratados na reunião, por parte de funcionários de ambos os países, com Xi e Putin, a cooperação bilateral em áreas de prioridade e os dois presidentes trocaram opiniões sobre a situação na Península Coreana, a questão nuclear iraniana e a questão da República Popular da Venezuela, dentre outras. Os dois chefes de Estado consignaram acordos objetivando aumentar a comunicação e a coordenação nos marcos da ONU, Organização de Cooperação de Shanghai, BRICS, APEC, G20, para salvaguardar conjuntamente o multilateralismo e as normas de relações internacionais. Após a reunião, Xi e Putin assinaram o acordo referente a elevação dos laços bilaterais para a parceria de coordenação estratégica abrangente para uma nova era, o que fortalecerá a estabilidade estratégica global contemporânea.

Os dois presidentes testemunharam a assinatura de mais de trinta documentos de cooperação, reuniram-se com a imprensa, visitaram uma exibição de carros produzidos pela fábrica da Great Wall Motors na região de Tula na Rússia e participaram da cerimônia de inauguração da Casa do Panda, no Jardim Zoológico de Moscou (5).

*André Moreau, é jornalista, diretor do IDEA, programa de TV – Unitevê, Canal Universitário da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Coordenador da Chapa Villa-Lobos na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) via blog jornalabi.blogspot.com