13.6.19

PETROLEIROS APROVAM ADESÃO NACIONAL À PARALISAÇÃO DESTA SEXTA, 14

REDAÇÃO -

Os trabalhadores do Sistema Petrobras, que reúne subsidiárias da estatal em todo o País, aprovaram em assembleias ampla participação na Greve Geral desta sexta, 14. Haverá paralisações de até 24 horas em todas as unidades da empresa.

Petroleiros do SindiPetro, no Rio Grande do Norte, protestam em refinaria.
A reação da categoria é também uma resposta à proposta do governo, apresentada em maio, que desmonta o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), retirando direitos sociais e trabalhistas conquistados em anos de luta. "É um ataque aos trabalhadores e às organizações sindicais", afirma o coordenador da FUP, José Maria Rangel.

A Refinaria Gabriel Passos, em Minas Gerais, uma das oito unidades que estão na lista de privatizações já anunciadas pelo governo federal, é um dos polos que fará protestos na manhã desta sexta. Haverá paralisação de um turno dos trabalhos.

No Rio Grande do Norte, o SindiPetro já anunciou adesão à Greve, com paralisação nas áreas operacionais em Mossoró e no Campo do Amaro, em Natal. E também na refinaria de Guamaré, no Alto do Rodrigues.

"Na maioria dos Estados, haverá mobilizações. O governo quer privatizar a Petrobras e isso acarretará perda da soberania energética, com a entrega do abastecimento a agentes externos e desemprego em massa", diz o petroleiro Paulo Góis, secretário-geral do SindiPetro/RN.

Divanilton Pereira, dirigente da FUP e da CTB, avalia que é preciso uma resposta forte aos desmandos do atual governo em todas as frentes.

Ele afirma: "O desmonte do setor vem ocorrendo e se agravando desde o golpe. Por isso, a categoria aprovou nacionalmente a greve. É inaceitável que o governo avance na privatização e abra mão de uma valiosa fonte de financiamento de sua indústria e motor de seu desenvolvimento econômico".

Mais informações: www.fup.org.br

Fonte: Agência Sindical