29.6.19

RÚSSIA E CHINA CONCORDAM EM AUMENTAR SIGNIFICATIVAMENTE O COMÉRCIO EM RUBLOS E YUANS À CUSTA DO DÓLAR DOS EUA

REDAÇÃO -

Moscou e Pequim firmaram um acordo intergovernamental para mudar para as moedas nacionais o comércio bilateral e aumentar os acordos de câmbio em até 50%, à medida que aumentam os esforços para se afastar do dólar dos EUA.


O documento foi assinado pelo ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, e pelo chefe do Banco Popular da China, Yi Gang, no início de junho, informa o Izvestia.

Moscou e Pequim estão atualmente desenvolvendo novos mecanismos de pagamentos entre empresas russas e chinesas, disse o jornal, citando uma carta do vice-ministro das Finanças, Sergey Storchak, a Anatoly Aksakov, chefe do comitê do mercado financeiro do parlamento da Rússia). Os dois lados podem trocar as formas de pagamento entre suas alternativas domésticas ao sistema tradicional SWIFT, o Sistema Russo de Transferência de Mensagens Financeiras (SPFS) e o Sistema de Pagamentos Interbancário da China (CIPS).

Os dois países terão que desenvolver instrumentos financeiros para rublo e yuan, de forma a impulsionar o comércio de moedas e mitigar os riscos de flutuações da taxa de câmbio, segundo Aksakov. Ele acrescentou que nos próximos anos, a parcela da troca em moedas nacionais entre a Rússia e a China poderá aumentar cinco vezes - de 10 para 50 por cento.

O mecanismo de pagamentos em moedas nacionais está definido para ser desenvolvido no próximo ano. Inicialmente, grandes empresas com participação estatal de setores como energia e agricultura mudarão para ela. Os pagamentos do yuan-rublo também serão feitos em contratos existentes que estipulam a liquidação em dólares.

A China é o maior parceiro comercial da Rússia, com comércio bilateral superior a US $ 107 bilhões. Os dois lados também planejam dobrar o volume atual de comércio nos próximos anos.


Fonte: AEPET