3.6.19

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: 7 ATITUDES PARA TORNAR O MUNDO MAIS ECOLÓGICO E SUSTENTÁVEL

ISA COLLI -


Estamos começando mais uma Semana do Meio Ambiente. Como em todos os anos, vivenciamos um momento em que as atenções se voltam para o planeta Terra, a natureza e todas as ações de preservação do ambiente.

Mas será que estamos de fato fazendo a nossa parte? Você já parou para pensar sobre isso?

Separamos 7 atitudes para que você possa avaliar se precisa mudar muitos os hábitos de vida. Vamos lá?

1- Cuide bem das suas plantas / plante uma árvore

Se você tem plantinhas em casa, lembre-se de regar e colocar no sol nos momentos certos. Carinho também faz bem para elas!!!

E já pensou em plantar uma árvore? Quando ela crescer, vai dar sombra e frescor. Além disso, se ela for frutífera, vai proporcionar alimento fresquinho e suculento!!!

2- Atenção com o lixo

Destine seu lixo da maneira correta: o orgânico pode ir para a lixeira comum, já os recicláveis devem ser separados e sinalizados para facilitar a coleta. Caso seu bairro não tenha coleta seletiva, leve os recicláveis a uma cooperativa ou centro de coleta. Se você morar em uma casa com quintal, horta ou jardim pode transformar o lixo orgânico em adubo.

3- Não desperdice

Voce sabia que 1/3 de tudo o que é produzido vai parar no lixo? Se cada um fizer a sua parte, isso pode mudar. O desperdício está nos pequenos hábitos: na comida que colocamos a mais e acabamos descartando as sobras; nos objetos que compramos sem necessidade; e em tantas outras ações que muitas vezes não damos conta. Vamos virar esse jogo?

4- Economize água e energia

Adultos costumam ser mais desatentos do que as crianças na hora de economizar água e energia. Aproveite a essa semana para mudar suas atitudes. Não deixe a torneira aberta sem necessidade; junte a roupa para lavar menos vezes na semana; não demore no banho; não deixe a luz acesa nos cômodos que não está usando; escolha eletrodomésticos e lâmpadas eficientes; só use o ar-condicionado quando estiver muito calor.

5- Adote uma área abandonada do seu bairro

Procure uma área abandonada ou que seja usada como depósito de lixo e proponha aos vizinhos uma transformação. Organize um mutirão para recolher a sujeira e plante ali árvores e flores. Uma boa ideia é fazer um jardim colorido com pneu reciclado.

6- Meio de transporte consciente

Sempre que for se deslocar, dê preferência ao transporte coletivo ou alternativo, como a bicicleta. Ou então, combine com os amigos do trabalho e use apenas um carro. Além de beneficiar o meio ambiente, você vai economizar dinheiro, já que a gasolina e o estacionamento podem ser divididos.

7- Multiplique suas boas atitudes

Mude seus hábitos e passe as ideias adiante. Seja referência. Dê o exemplo. E ajude a preservar nosso Planeta!!!