5.6.19

TENTATIVA DE AFETAR RELAÇÕES ENTRE MOSCOU E CARACAS COM FAKE NEWS REVELA TÉCNICA USADA PARA MANIPULAR INCAUTOS

ANDRÉ MOREAU -


“É óbvio que é uma noticia falsa”.

A partir dessa afirmação o ministro do Exterior russo, Serguei Lavrov, expressou sua surpresa com a informação falsa do Twitter (14:44 - 3 de jun de 2019), publicado por Donald Trump, no qual o presidente estadunidense assegurou ter recebido de Moscou, confirmação sobre a retirada da maior parte dos especialistas russos da Venezuela.

“Me surpreendi quando li” o Twitter de Trump, “Rússia hás informed us that they have removed most of their people from Venezuela,” revelou o chanceler russo ao jornalista do canal russo RBC, “De onde tiraram a informação de que informamos aos estadunidenses que estamos retirando nossos especialistas? Nem sequer posso imaginar,” questionou o chanceler, conduzindo os jornalistas para o recente “fake news” publicado em “The Wall Street Journal”.

Rússia desmente redução de pessoal na Venezuela desarmando o choque planejado

Lavrov imagina que Trump deve ter lido um artigo sobre a suposta diminuição de pessoal que “The Wall Street Journal” havia publicado no dia anterior. E lembrou que o “autor anônimo da noticia falsa” já havia sido desmentido tanto pela autoridade da corporação estatal da Rússia, quanto pelo Chanceler da Venezuela, Arreza.

“Nós não comunicamos (nada) a ninguém,” desmentiu o chefe da diplomacia russa, “Isso me leva a ter dúvidas sobre a qualidade dos assessores que colocaram a informação sobre a mesa do presidente estadunidense” enfatizou Lavrov.

A noticia falsa publicada em “The Wall Street Journal” (3 de junho), faz parte de uma onda de outras “fake news” que vem sendo usadas visando preparar ações de conquista de territórios. Funciona como um choque na mente dos incautos, gerando medo e diminui reações críticas sobre determinados assuntos. A técnica faz parte da “Doutrina de Choques” de Milton Friedman.

O citado diário estadunidense informou que Moscou teria implementado a mencionada redução de pessoal em função da incapacidade de Caracas, em pagar suas contas. Entretanto, autoridades da corporação estatal russa Rostec, assim como do consórcio Rosoboronexport, já haviam negado a retirada dos especialistas russos da Venezuela, reafirmando seus respectivos compromissos com os contratos bilaterais.

*André Moreau, é jornalista, diretor do IDEA - Unitevê, Universidade Federal Fluminense e Coordenador da Chapa Villa-Lobos, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).